Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Empresas de uma pessoa só

Mas ele não precisa estar sozinho permanentemente

Os profissionais liberais – advogados, médicos, dentistas, veterinários, arquitetos, psicólogos, por exemplo – pela natureza de suas atividades, comumente trabalham de forma solitária. Eles são uma espécie de "empresa de uma pessoa só". Enquanto numa corporação cada área conta com o seu responsável ou responsáveis, o profissional liberal tem de assumir todas as funções, ou quase todas, ao mesmo tempo. É ele quem cuida das finanças, da contratação de funcionários, da organização e manutenção do local, do marketing, etc.

Isso significa que para sobreviver no mercado não basta ser bom tecnicamente na área escolhida, ele também tem de ser um administrador eficiente.

Claro que falamos de um assunto muito extenso e não há pretensão de esgotá-lo aqui. Mas podemos citar alguns pontos básicos que valem para qualquer gestor, contudo frequentemente negligenciados.

Como não poderia deixar de ser, o profissional liberal tem de fazer um bom planejamento. É o caso de analisar setor, local onde pretende atuar, concorrência, público-alvo, conhecer seus pontos fracos e fortes, saber calcular o preço do serviço, custos, potencial de faturamento, entre uma série de outros fatores. Esse trabalho ajuda a reduzir riscos.

Ele também deve evitar o erro básico, porém comum entre empreendedores de todos os setores: misturar contas profissionais com pessoais. O caixa da empresa jamais pode se confundir com a carteira do médico, dentista ou advogado.

Mas ele não precisa estar sozinho permanentemente. Um contabilista é de grande valia já que qualquer descuido nesse aspecto pode sair caro. Além disso, o profissional liberal fica com mais tempo para outras atividades como estudar e atualizar-se no seu ramo ou, dedicar-se à vida pessoal, o que é saudável.

Com relação à construção da imagem, é sempre bom criar uma identidade visual. Escolha do estilo das instalações, padronização de material impresso ou digital distribuído para clientes, placa e cores (informe-se sobre a teoria das cores) merecem atenção.

O profissional liberal que se enxerga como uma empresa está um passo adiante de seus concorrentes. Mas para ser bem sucedido nesse sentido é preciso capacitar-se. Busque orientação e bons negócios.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).