Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Diferenciando: gerência e liderança

Muitos ainda confundem “liderança” com “gerência”. Entretanto, esses termos têm significados distintos

Muitos ainda confundem “liderança” com“gerência”. Entretanto, esses termos têm significados distintos. O líder, para o pai da administração moderna Peter Drucker, é alguém que possui seguidores, pois sem seguidores não há líderes.

Os líderes estão preparados para a mudança, os gerentes preocupados com a estabilidade. Os líderes olham para o futuro enquanto os gerentes se preocupam com o presente. Resumidamente, os líderes pensam à longo prazo  e os gerentes a curto prazo. 

Gerente

Líder

Administra

Inova

É uma cópia

É um original

Foco: Sistemas e estrutura

Foco: Pessoas

Apoia-se no controle

Inspira confiança

Visão de curto prazo

Visão de longo prazo

Pergunta como e quando

Pergunta o quê e por quê

Tem os olhos sempre nos limites

Tem os olhos sempre no horizonte

Limita

Dá origem

Aceita o estado atual

Desafia

É o clássico bom soldado

É a sua própria pessoa

Faz certo as coisas

Faz a coisa certa

 

O gerente está preso no hoje, aqui e agora; o líder vive o hoje, mas preocupa-se em como o presente afetará seu futuro. O primeiro acha melhor repetir a inovar tendo assim resultados mais previsíveis; o último estimula a criatividade e compreende que sempre que é possível deve-se inovar.

O gerente comunica-se apenas o mínimo necessário para que a tarefa seja executada, enquanto o líder entende que comunicação é sinônimo de debate e troca de conhecimentos mútuos. Desse modo, o foco do gerente é para dentro da empresa, pois ele sente a necessidade de ver, acompanhar e controlar tudo, já o foco do líder é para fora da empresa, pois é de “fora” que ele aprende as novas lições. Assim, um líder vê e acompanha aquilo que é importante enquanto que o gerente delega o que fazer; o líder como fazer.

Liderança e gerência são atribuições importantes dentro de qualquer organização. Porém, o que ocorre muito são pessoas com papéis importantes dentro as organizações agindo de maneira errada haja vista que um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas é que são muito gerenciadas e pouco lideradas.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).