Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Agência de classificação de risco reduz perspectiva de rating do Brasil

Agência cita 'deterioração' do nível de endividamento e baixo crescimento.

Fonte: G1

A agência de classificação financeira Moody's rebaixou na noite de quarta-feira (2) a perspectiva da nota da dívida do Brasil, atualmente em "Baa2", de "positiva" para "estável".

A agência justifica a decisão em um comunicado que cita a "deterioração" do nível de endividamento e das contas públicas, a queda dos investimentos públicos e a "evidência" de que a economia caminha para um "longo período de baixo crescimento".

A Moody's baseia a revisão em uma previsão de crescimento pouco acima de 2% do PIB em 2013 e 2014, enquanto a dívida pública ficará próxima de 60% do PIB, muito acima dos 45% registrados na média pelos países com nota "Baa".

"Um crescimento baixo pode refletir não apenas considerações cíclicas, mas sim, o que é mais importante, a presença de problemas estruturais como a frágil produtividade e crescentes custos trabalhistas que afetam a competitividade internacional", destaca a agência.

A Moody's também aponta a redução da confiança dos investidores estrangeiros na economia brasileira.

Apesar dos sinais de que a economia brasileira pode iniciar uma recuperação, a Moody's considera que é "pouco provável que seja suficientemente forte para restaurar uma tendência positiva nas condições de crédito do Brasil, algo necessário para merecer uma perspectiva positiva".


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).