Você está em:
Postado há . Atualizado há

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) irá monitorar incentivos fiscais do governo em 2025

Em 2025, os senadores da CAE terão a responsabilidade de acompanhar a concessão de benefícios fiscais e tributários, também conhecidos como subsídios, a setores específicos da economia

Em 2025, os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) terão a responsabilidade de acompanhar a concessão de benefícios fiscais e tributários, também conhecidos como subsídios, a setores específicos da economia. A proposta foi apresentada pelo presidente da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e aprovada em abril.

Calheiros explicou que os subsídios são destinados inicialmente às empresas, que, em contrapartida, devem gerar benefícios sociais, como a criação de empregos e o impulso ao crescimento econômico. A função da CAE será monitorar se esses objetivos estão sendo alcançados, uma vez que, embora os subsídios não representem gastos diretos, eles resultam em uma renúncia de receitas para a União.

O senador destacou que o total da concessão de benefícios fiscais e tributários da União alcança quase R$ 650 bilhões, o que equivale a 6% do Produto Interno Bruto (PIB). Ele ainda lembrou que, conforme a Emenda Constitucional 109, o valor global de subsídios não deve ultrapassar 2% do PIB dentro de um prazo de oito anos.

Apoio da Certacon

Os incentivos fiscais são essenciais para as empresas pois aliviam os custos tributários e podem gerar um capital adicional para reinvestimento nos negócios, no entanto, os pedidos para sua utilização precisam ser adequados à legislação vigente. Nesse contexto de maior fiscalização, é essencial que os contribuintes que recebem incentivos fiscais federais estejam aptos a comprovar seus direitos e a conformidade de seu uso.

A Certasky, empresa do Grupo Certacon, é especialista em Recuperação de Créditos Tributários Federais, BPO e Compliance fiscal, entre outros serviços e soluções, e auxilia seus clientes tanto na aprovação de subsídios da União, assim como na correta utilização dos mesmos.

Entre em contato para saber mais através dos e-mails: [email protected] ou [email protected].


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).


Cursos que recomendamos para você