Você está em:
Postado há . Atualizado há

Empreendedorismo corporativo: entenda o que é e como aplicar

A prática consiste no ato de empreender na empresa onde trabalha, sempre buscando melhorias e crescimento para ambos os lados

Fonte: A Autora

Você sabia que é possível empreender mesmo sem ser dono de uma empresa? Muitos têm o desejo de se tornar um empreendedor, mas acabam tendo receio de abandonar um bom emprego ou de encarar os riscos que envolvem a abertura de um novo negócio. Diante disso, a solução é simples: aplicar o conceito do empreendedorismo corporativo.

A ideia é investir no crescimento da empresa de outra pessoa, mas sendo parte ativa daquela organização. Como colaborador, o indivíduo tem uma visão mais clara das principais dificuldades enfrentadas no cotidiano da corporação e o que pode ser feito para melhorar a operação, tanto para a empresa quanto para os funcionários. Acaba sendo vantajoso para ambos os lados, então empreender no lugar onde trabalha não é uma atitude tão estranha quanto parece.

Empreendimento corporativo não é sobre investir financeiramente na empresa, mas, sim, sobre o que você faz internamente para colaborar com seu crescimento. Um empreendedor precisa apresentar algumas características de liderança, mesmo quando não está à frente de alguma equipe. Isso inclui uma atitude positiva, capacidade inovadora, visão sistêmica, flexibilidade, capacidade de se adaptar a mudanças e uma boa comunicação.

Pessoas com esse perfil podem fazer grandes mudanças dentro do ambiente corporativo, e é por isso que costumam ser os profissionais mais requisitados do mercado. Quando o empregador se atenta em contratar colaboradores que se encaixam dentro dessas características, ele provavelmente entende como o empreendedorismo corporativo pode ser vantajoso para sua empresa. Por outro lado, também é necessário ter um grande plano para reter esses talentos, pois, como já foi enfatizado, eles são cobiçados e podem receber novas oportunidades com frequência.

Do ponto de vista do colaborador, a atitude empreendedora também é excelente para seu crescimento pessoal e profissional. Aqueles que ainda não querem desistir de ter seu próprio negócio algum dia podem aprender muito com esse processo, além de ficar mais por dentro das classificações do CNAE e do enquadramento jurídico do mercado que deseja seguir no futuro. São questões importantes que farão a diferença e darão um bom panorama para o profissional se situar, quando tiver a sua própria empresa.

Mesmo para quem não deseja seguir por esse caminho, o empreendedorismo corporativo ainda é vantajoso para sua carreira como um todo. Além de abrir mais espaço para crescimento dentro do lugar onde já trabalha, também torna o profissional mais qualificado e interessante para o mercado de trabalho, expandindo consideravelmente suas oportunidades.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).