Você está em:
Postado há . Atualizado há

A mentira como inimiga da vida financeira saudável

Uma pesquisa divulgada pela American Psychological Association concluiu que as pessoas tendem a mentir para parecerem honestas

Fonte: 0 autor

Uma pesquisa divulgada pela American Psychological Association concluiu que as pessoas tendem a mentir para parecerem honestas. O ser humano tem uma altíssima capacidade para criar mentiras, aumentar histórias e exagerar a descrição de acontecimentos passados. A dissimulação e outras estratagemas, em muitos casos, nos servem quase como uma realidade alternativa à nossa. Sempre melhor que a real, claro.

O psicanalista Donald Winnicott, por outro lado, desenvolveu o conceito de falso-self em 1960. Trata-se da criação de uma vida, ou perfil próprio, alternativo ao real e com o objetivo de nos defender das exigências e das ameaças ao ambiente externo que, muitas vezes, são agressivas para nós. Nos dias de hoje, as mídias sociais são o reinado do falso-self. Pouco do que se vê no Facebook, Instagram e outras redes é a realidade. Pouco do que se mostra ali transparece a verdade, concorda?

Os danos causados por essa “fuga” podem ser vários. Para a vida financeira das pessoas essa atitude pode trazer prejuízos muito grandes. Desde não querer ver o saldo da fatura do cartão, até não saber qual o valor total da dívida - para aqueles muito endividados - ou então não querer prestar atenção nas taxas de juros e nos custos de um empréstimo. Todas essas são formas alternativas de mentiras e de evitar a realidade.

Para que nossa vida financeira floresça e entre em equilíbrio, precisamos de verdades completas. A informação completa - e sempre atualizada - do que possuímos, do que devemos, de quanto temos de investimentos são pressupostos para termos uma vida equilibrada financeiramente. Mesmo os que já possuem investimentos e sobras de recursos não podem se dar ao luxo de negligenciar essas informações. Quais são as taxas e os custos dos seus investimentos? Você sabe?

A verdade causa a mentalidade de fartura, nos ensina a psicanalista Anna Lembcke. Nos traz a garantia de que as promessas serão cumpridas e que o mundo pode ser melhor amanhã do que é hoje. A verdade nos aproxima de um mundo organizado, previsível e seguro.

Quando estamos em dificuldades, o melhor que desejamos do mundo são alternativas de saída para os problemas e que estas sejam seguras. Preenchendo nossos atos de honestidade, estaremos fortalecidos por uma tranquilidade que no ambiente das falsificações e mentiras é impossível existir. A verdade simplesmente é!

Meu pai dizia que, após uma mentira, precisamos criar uma lista interminável de outras mentiras para justificar cada uma delas, que vão piorando ao longo do tempo. Na verdade, basta afirmar o que é. No ambiente de mentira, o mundo acontece ao contrário e não dá a possibilidade de sentir que você sinta segurança e estabilidade. Recomendar que você tenha honestidade não me parece meu papel aqui, mas reforçar o alerta para o risco da atitude oposta em sua vida financeira, sim, deve ser o papel dos educadores financeiros.

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA-USP

Informações à imprensa

Seven PR

joã[email protected]


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).