Você está em:
Postado há . Atualizado há

Pedidos de falências registram maior nível de 2015, revela Serasa Experian

m fevereiro de 2015, houve 89 pedidos e em janeiro/15, 113.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, em abril de 2015, foram realizados 161 pedidos de falência em todo o país, representando uma alta de 15,0% em relação aos 140 requerimentos efetuados no mês anterior (março/15). Este é o maior valor do ano. Em fevereiro de 2015, houve 89 pedidos e em janeiro/15, 113.

Este também é o pior mês de abril dos últimos três anos. Na comparação com abril de 2014, o número de pedidos também cresceu 23,8% pois foram 130 pedidos em abril do ano passado. Em abril de 2013, foram registrados 154 pedidos.

Dos 161 requerimentos de falência efetuados em abril de 2015, 85 foram de micro e pequenas empresas, 33 de médias e 43 de grandes.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o atual quadro conjuntural adverso marcado pelo baixo dinamismo da atividade econômica, pela elevação contínua do custo financeiro das empresas (taxas de juros de empréstimos cada vez mais altas), pela alta do dólar e de demais custos (energia elétrica, combustíveis, etc.) tem prejudicado a saúde financeira das empresas, levando-as a sofrerem pedidos de falências por parte de seus credores.

As recuperações judiciais requeridas cresceram 30,7% em abril de 2015, quando comparadas com o mês anterior. Foram 98 solicitações realizadas no quarto mês deste ano, contra 75 em março de 2015. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial com 54 pedidos, seguidos pelas médias (29), e pelas grandes empresas (4).

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).