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SC - Receita Federal e entidades contábeis firmam parceria para divulgar e-Cac

A Receita Federal - em parceria com as entidades contábeis - irá desenvolver em Santa Catarina uma ampla campanha para divulgar os serviços oferecidos pela internet, por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão - o e-Cac.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CRCSC:

A Receita Federal - em parceria com as entidades contábeis - irá desenvolver em Santa Catarina uma ampla campanha para divulgar os serviços oferecidos pela internet, por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão - o e-Cac. As ações incluem a realização de uma webconferência, no mês de julho, em várias cidades do Estado e - num segundo momento - plantões no  Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e em outras entidades contábeis para tirar dúvidas dos contabilistas sobre o e-Cac.

 

O objetivo é incentivar o uso da internet, desafogando o atendimento presencial, de forma a reduzir as filas hoje  existentes nas unidades da Receita Federal.

 

A parceria foi firmada em reunião realizada nesta semana no CRCSC, que contou com a presença do presidente da entidade, Sérgio Faraco, do presidente do Sescon Grande Florianópolis, Augusto Marquart Neto, e do chefe da Divisão de Interação com o Cidadão da Receita Federal da 9ª Região (que abrange Paraná e Santa Catarina), Francisco Reinhardt.

 

Também participaram o delegado adjunto da delegacia da Receita Federal em Florianópolis, Ari de Souza, e o responsável pelo e-Cac na região, Hércules Imbrosio Neto.

 

Para o presidente do CRCSC, ao incentivar o uso da internet, o projeto vai agilizar o trabalho dos contabilistas, que não precisarão mais se deslocar até a unidade da Receita para resolver questões relativas a seus clientes.

 

O chefe da Divisão de Interação com o Cidadão da Receita Federal da 9ª Região, Francisco Reinhardt, observou que uma pessoa, para poder se habituar a uma nova modalidade de atendimento, precisa ter conhecimento e sentir-se segura para buscar o serviço. "Por isso, o profissional da contabilidade é tão importante para popularizar o auto-atendimento, pois ele detém não só tem o conhecimento técnico como a segurança de estar fazendo o procedimentos correto", disse.

 

O responsável pelo e-Cac na Delegacia da Receita Federal em Florianópolis, Hércules Imbrosio Neto, informou que a expectativa é que aumente o uso dos serviços oferecidos pela internet por conta da parceria com as entidades contábeis. "A procura ainda está aquém do desejado, mas tende a crescer porque o projeto vai conscientizar ainda mais o profissional da contabilidade para o uso da certificação digital e das procurações eletrônicas. Além disso, a  Receita Federal abriu para cinco anos a utilização da procuração, sem a necessidade de reconhecimento de firma por autenticidade, o que facilita o trabalho do contabilista", afirmou.


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