Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Empresa familiar pode ser profissional? - 2a parte

Empresas familiares. Problemas, desafios, vantagens e desvantagens.

 

Estou retomando este tema, dada a repercussão obtida, o que me demonstra que o tema em si é de interesse de algumas pessoas.

Alguns comentaram sobre a importância indubitável da família no contexto empresarial, dando exemplo de várias empresas que hoje são ícones em seus segmentos, e exemplos de sucesso.

Minha abordagem é justamente sobre o "peso" que a família tem dentro das organizações. Sem dúvida alguma, a construção da família dará às empresas os valores que poderão fazer delas entidades duradouras ou fracassadas. No caminho inverso, a disputa por poder dentro das organizações pode fazer com que familias se desintegrem, e dai nada mais vai adiante. Os valores familiares são refletidos dentro das Empresas, e compartilhados entre todos os seus ocupantes. É comum nos depararmos em situações aonde o conflito reside nele próprio. A objetividade se foi, e temos o conflito pelo conflito....não raro aspectos diversos e aparentemente longe do contexto tomam proporções maiores, e quando se vê já não sabemos mais porque estamos em conflito....sabemos apenas que não podemos concordar.

Há uma pequena história que se refere à EXÚ. Esse mesmo......a figura tão conhecida especialmente no candomblé. Diz a história que haviam dois vizinho que eram muito amigos, sequer tinham cerca que os separassem. Dividiam tudo, desde alimentos até momentos de alegria e tristeza. Era como se fosse uma única família.

Em um determinado momento, EXÚ resolveu testar os limites desta tolerância, desta amizade. Vestiu-se metade de verde e metade de vermelho....e passou entre os dois vizinhos. Logo após, um vira-se para o outro e diz:

- "Voce viu o EXÙ verde?"

- Como verde? Não viu que o cara estava de vermelho?

- Voce tá maluco? ÓBVIO que era verde!

- Só se for pra voce, que é cego......

Dai a discussão se estendeu e a relação anteriormente tão bem sedimentada foi-se embora, a ponto de os dois romperem com todos os laços que haviam construído até então. Tudo perdeu o valor, pelo fato de que ambos mantiveram suas posições de forma inflexível e focaram suas energias em se defender, em não ceder, resultando na falta de sinergia existente até então.

Passado algum tempo, o mesmo EXÚ passou novamente entre eles, só que agora de maneira invertida....

 


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).