Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

IPI e décimo terceiro estimulam gasto, mas pense "no mês dos bolsos vazios"

`Há quem acabe se empolgando com o dinheiro a mais ou mesmo com os bônus de fim de ano e faça ainda mais dívidas

Fonte: InfoMoney
Tags: economia

Flávia Furlan Nunes

Com o anúncio de novas isenções do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e com o décimo terceiro no bolso, aumenta a tentação de gastar. Sem um planejamento adequado, porém, essas compras podem virar um pesadelo em janeiro de 2010, denominado o `mês dos bolsos vazios`.

`Há quem acabe se empolgando com o dinheiro a mais ou mesmo com os bônus de fim de ano e faça ainda mais dívidas`, ressaltou a planejadora financeira Suyen Miranda.

De bolsos vazios

Em janeiro, começam a ser descontados os cheques pré-datados, chegam os boletos de impostos, como o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), é feita a renovação de matrícula escolar e, diante de tudo isso, é fácil saber o motivo de o primeiro mês do ano ser difícil para as finanças.

`É natural que, após uma fase de grande captação, exista uma fase de estagnação, que nesse caso é o pós-Natal e Ano Novo`, explicou Suyen.

Ela destacou ainda que 2010 é um ano de Copa do Mundo e de Eleições, sendo que este último fato interfere diretamente no mundo dos negócios, principalmente em pequenas e médias empresas, que postergam decisões pela incerteza sobre o futuro político do País.

O que fazer?

Com a possibilidade de falta de recursos no começo do ano, já é tempo de fazer uma reserva financeira: destine uma quantia, por menor que seja, para uma poupança, pensando nos momentos de baixa, quando há mais despesas do que receitas.

`Para quem já poupa, verifique opções de investimento com maior rentabilidade, mesmo que isso signifique ficar com o dinheiro bloqueado no investimento por um tempo mais longo`, completou a planejadora financeira.

Dentre as dicas que ela deu, estão usar os extras de final de ano para gerar recursos que auxiliem a quitar as dívidas, usar o décimo terceiro para se livrar da dívida do cartão de crédito e presentear com criatividade no Natal.

O décimo terceiro

O décimo terceiro, de acordo com o economista e conselheiro do Corecon-PR (Conselho Regional de Economia do Paraná), Carlos Magno Bittencourt, deve ser aplicado de forma consciente, prioritariamente para o pagamento de dívidas.

`As dívidas de lojas, que vão para empresas de cobranças, chegam até a isentar o consumidor dos juros, exigindo somente o pagamento do valor devido. Quanto aos cartões de crédito, as administradoras não possuem o hábito de conceder descontos, mas o consumidor deve procurar e tentar uma negociação ou pedir para renegociar as parcelas. Quem estiver no cheque especial deve procurar o gerente de sua conta e pedir desconto para a quitação`, orientou.

Para o também conselheiro do Corecon-PR, com um bom planejamento, é possível reservar uma parte para o consumo e investir outra parte do décimo terceiro na poupança, que pode futuramente servir para dar entrada em um imóvel, ingressar na faculdade ou comprar um carro.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).