Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Jovens de até 25 anos tomam menos cuidado ao postar informações na web

Com redes sociais, blogs e microblogs, as pessoas têm divulgado cada vez mais informações sobre suas rotinas e pensamentos, porém, postar informações na web, sem restrição alguma, pode representar um risco ao usuário.

Fonte: InfoMoney
Tags: internet

Roberta de Matos Vilas Boas

Com redes sociais, blogs e microblogs, as pessoas têm divulgado cada vez mais informações sobre suas rotinas e pensamentos, porém, postar informações na web, sem restrição alguma, pode representar um risco ao usuário.

Segundo uma pesquisa da Symantec, feita com 1.115 jovens do Reino Unido, são as pessoas de até 25 anos as que estão em um risco maior por não tomarem muito cuidado com o que publicam na internet. No total, 62% dessas pessoas postou fotos pessoais e divulgou dados privados em redes sociais ou outros ambientes da rede. Além disso, um em cada 10 jovens colocou dados confidenciais de banco, e um em cada 20 enviou o número do passaporte.

Para a empresa, o resultado mostra o quanto esses jovens estão despreocupados com a segurança, já que, mesmo após ser apagado, o conteúdo fica de alguma forma gravado no ambiente virtual.

Tempo na internet

Um outro estudo da Symantec indicou que os brasileiros com idade entre 8 e 17 anos passam cerca de 70 horas por mês ma internet, seja em sites de relacionamento, conversando on-line ou postando fotos, enquanto os pais acreditam que esse tempo não passa de 56 horas.

Considerando as duas pesquisas, nota-se a importância de que os jovens se conscientizem de que o compartilhamento de fotos e informações sem medidas pode colocar em risco a segurança pessoal e financeira, pois os dados podem ser utilizados por criminosos virtuais para descobrir senhas e sequestrar o e-mail do usuário para enviar spams e malware.

Preocupação

Embora o primeiro estudo aponte a falta de cuidado dos jovens, também foi constatado que 60% dos entrevistados, de todas as idades, se preocupam com o fato de que informações podem ficar gravadas no ambiente virtual, e possam afetar suas reputações ou sejam utilizadas por criminosos.

Além de ter cuidado com o que divulga na internet, uma dica para se prevenir é verificar as configurações de privacidade em sites de redes sociais para impedir que visitantes indesejados vejam qualquer coisa. Senhas com maiúsculas e minúsculas, assim como números, também ajudam os hackers a ficarem afastados.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).