Você está em:
Postado há . Atualizado há

Boa liderança independe de gênero, diz psicóloga

Para Monique Stony, mulheres desenvolveram algumas habilidades específicas, mas não é possível generalizar a forma de liderar

Fonte: A Autora

Um bom líder tem características especiais que o tornam alguém fundamental dentro de uma organização, mas essas características independem de gênero e podem ser desenvolvidas por qualquer um que queira se aprimorar na função.

De acordo com Monique Stony, psicóloga com mais de 15 anos de experiência como executiva de Recursos Humanos em organizações multinacionais e apoiadora do desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres, não se deve generalizar ao pensar em liderança, ainda que as mulheres possam ter desenvolvido algumas habilidades específicas por questões históricas e sociais.

“Eu acredito em bons líderes independentemente do gênero. Ou seja, acredito em pessoas que tenham visão, planejamento, boa comunicação, poder de escuta ativa, influência, interesse pelo desenvolvimento dos outros, empatia, resiliência etc”, diz.

Ela explica que a liderança tem a ver com pessoas e não com o fato do líder ser mulher ou homem. “Ao longo da minha experiência já vi uma série de situações acontecerem com todos os gêneros. O que acontece é que, por conta de uma bagagem histórica e social, as mulheres costumam ter uma maior predisposição a desenvolver características como empatia, escuta ativa, flexibilidade e resiliência”, avalia.

A especialista explica que, culturalmente, a mulher acaba tendo que lidar com situações de pressão ao conciliar a vida pessoal com a vida profissional, e essas situações acabam contribuindo para que desenvolva certas habilidades, especialmente se já é mãe. “Sabemos que algumas tarefas deveriam ser papel tanto do pai quanto da mãe, mas infelizmente elas caem mais no colo das mulheres”, analisa.

Para uma mulher se tornar uma boa líder, além das características já citadas, Monique afirma que é preciso saber se posicionar, comunicar o que quer e onde quer chegar, trabalhar bastante com feedback e conseguir dar apoio quando preciso. “E isso vale para qualquer liderança na verdade”.

Sobre Monique Stony

Monique Stony é psicóloga e possui mais de 15 anos de experiência atuando como executiva de Recursos Humanos em organizações multinacionais e apoiando o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres. Faz parte do grupo Mulheres do Brasil, onde atua como mentora de carreira de jovens negras. Criou o canal @maesnalideranca no Instagram onde mostra o dia a dia, os desafios e as estratégias da mulher moderna na realização de seus objetivos pessoais e profissionais. Oferece serviços de mentoria, além de palestras e treinamentos corporativos para a liderança e, atualmente, está escrevendo um livro com o propósito de ajudar mulheres a conciliarem carreira e maternidade.

Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Administração com ênfase em Estratégia pelo COPPEAD/UFRJ, além de ter participado de cursos internacionais de educação executiva e aprimoramento profissional em instituições como Stanford, INSEAD e Beck Institute. Monique foi reconhecida duas vezes como um dos profissionais de Recursos Humanos mais admirados do país pela Instituição Gestão RH.

Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/maesnalideranca/


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).