Você está em:
Postado há . Atualizado há

O brasileiro deve pagar a conta do escândalo

A gula de Capital, e de Poder, representa a grande moléstia dessa Nação, desde a existência de um Governo completamente INCOMPETENTE até bilionários que aplicam golpes fraudulento no sistema, maquiando as Demonstrações Contábeis e Financeiras das Americanas, com um ERRO equivalente a 43(quarenta e três) bilhões de reais.

A gula de Capital, e de Poder, representa a grande moléstia dessa Nação, desde a existência de um Governo completamente INCOMPETENTE até bilionários que aplicam golpes fraudulento no sistema, maquiando as Demonstrações Contábeis e Financeiras das Americanas, com um ERRO equivalente a 43(quarenta e três) bilhões de reais.

CONTABILIDADE

Devemos entender que a CONTABILIDADE é uma ciência pois tem leis e princípios próprios, que mensura e registra os fatos e atos administrativos de uma gestão, e controle o PATRIMÔNIO (Bens, Direitos e Obrigações) dos empreendimentos, vinculado a uma entidade, que através dos DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS, elaborados com transparência, licitude, planejamento e controle interno, devem sempre serem analisados, aferidos, conciliados, auditados para ratificar a sua veracidade.

É fato incontestável que os GESTORES, DIRETORES, e principais acionistas pela sua ingerência, competência, habilidade e sapiência, são os responsáveis pelos resultados mensurados da empresa, considerando ainda os corresponsáveis de conformidade com a legislação em vigor.

Segundo informações, a AMERICANAS comprava do fornecedor e procedia o registro conforme a Nota Fiscal Eletrônica daquela transação, mas por convenção o pagamento/liquidez era efetuado pela Instituição Bancária, cobrando o juros das AMERICANAS conforme contrato e de conformidade com o vencimento agendado no seu Fluxo de Caixa.

Nessa OPORTUNIDADE a CONTABILIDADE não fazia o registro/mensuração das dívidas bancárias com o respectivos juros, já que o varejo não dava o retorno esperado em tempo hábil, fazendo com que houvesse o estouro do Fluxo de Caixa.

Obstante ao fato, a CONTABILIDADE não procedia a atualização dos bens direitos e obrigações de conformidade com CPC – Comitê de Procedimentos Contábeis, onde no caso as dívidas bancárias deveriam ser atualizadas, gerando um passivo a descoberto em sua transparência, mas que não eram devidamente registrados ou mensurados pela contabilidade.

Diante desse fato, a verdade deveria acontecer a qualquer tempo, e os 20 Bilhões de Reais iniciais, foram transformados em 43 bilhões de reais, e o mais interessante é que essa dívida é somente com as INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, inclusive um determinado Banco que tem um MINISTRO da Fazenda como grande mentor.

Vejamos, os Bancos não querem que as autoridades JUDICIAIS aprovem a solicitação de RECUPERAÇÃO JUDICIAL solicitada pela AMERICANAS, pois sabem que os anos 2023 e 2024, em plena fragilidade econômica com o agravante de recessão e com o valor real existente do Capital Circulante existente na empresa é somente ADIAR o INEVITÁVEL procedimento FALIMENTAR.

Quão mais rápido for decretada a FALÊNCIA das AMERICANAS mais rápido os resultados negativos são refletidos nos DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS das Instituições Financeiras credoras, lançadas tais resultados negativos em tais demonstrativos bancários, sendo suportados e dirimidos pelos resultados auferidos daquela instituição financeira, e considerando tais resultados junto aos acionistas, e governo federal.

No processo de obtenção do LUCRO TRIBUTÁVEL para obtenção das provisões das obrigações tributárias deve ser suportado pelo Governo Federal, que por sua vez tem os contribuintes como saco de batata, que aguenta ainda mais essa fraude.

Ora, com a arrecadação tributária declinando para Receita Pública, o Orçamento do Governo Federal, deve refletir nos investimentos consequentes, ou seja, menor valor na educação, saúde, infraestrutura, inclusive nas despesas com Pessoal, Conservação, e Manutenção da máquina.

O mesmo deve acontecer com a redução do ORÇAMENTO com fatos resultantes da herança deixada pelo Governo anterior e suas consequências.

Em linguagem simples, a herança maldita deixada pelo Governo anterior, e a FRAUDE das Americanas, serão suportadas pelo contribuinte, ou seja, por todos aqueles que perfazem a pirâmide social.

AUDITORIA

As big four não aprenderam nada com a história que nos ensina, e se esqueceram do que aconteceu com a ENROE, WORD COM, e demais, inclusive levando a falência a maior empresa de auditoria na época, Arthur Anderson, e se deixaram levar por fatos alhures.

Obstante ao fato, devidamente mensurado e registrado, não será o último, e diante do cenário econômico, muitos incidentes, hão de acontecer, pois para os oportunistas e vivaldinos de plantão, é mais fácil transferir suas dívidas para os resultados negativos da gestão, haja vista estarmos com uma economia em declínio, inclusive com recessão, que fatalmente deverá afetar os Demonstrativos Contábeis e Financeiros.

Qualquer que seja a resistência e fortaleza da corada, ela sempre deverá quebrar na cabeça daqueles que se acostumaram a pagar a conta pelas estratégias daqueles que pensam em tirar proveito da situação climática, social, política e econômica.

Há 523 anos que o brasileiro, se acostumou a ser enganado e roubado, por que então somente agora está reclamando?

Somente alguns haverão de entender, pois fomos identificados há muito tempo pelo escritor russo, Fiódor M. Dostoievsky, quando escreveu o livro O IDIOTA, mas poucos tem a habilidade, competência de compreender o citado livro.

Os discípulos da deusa THÉMIS, que utilizam a sua inteligência artificial (Watson) para contornar a situação, já que os culpados aparecem somente quando transitados e julgados, e no Brasil, sempre haverá fatos passíveis nebuloso em sua interpretação.

E passado determinado hiato temporal, com possível decadência do processo, sempre haverá alguém para pedir vistas do processo, devendo buscar estudos mais prolixo para alimentar o seu voto.

CONCLUSÃO

Na oportunidade pedimos humildemente DESCULPAS, caso o leitor, quer seja Pessoa Física ou Jurídica, se sinta afetado pelos escritos, pois a nossa imaginação criativa, nos leva a determinadas alturas, e qualquer fatos aqui existente é somente uma mera coincidência, de nossa capacidade criativa que podem nebular o consciente.

O fato positivo dessa estória, é que o sistema com nível de transparência, utilizando os recursos das inovações tecnológicas, quaisquer fato podem ser identificados, inclusive com a formalização dos autores intelectuais, deixando visível que diante da inteligência artificial, é mais fácil encontrar a verdade desses fatos.

Outro fato que desejamos registrar é que QUÃO MAIS CONHECIMENTO ADQUIRIDO por uma Educação de Qualidade, mais entendimento dos fatos poderão ser obtidos, validando portanto a leitura da Bíblia Sagrada, da Constituição Federal, Maquiavel, Descartes, Nietzsche, Kant, Dostoievsky e Mayacovsky.

Lembrando que a desigualdade do sistema, acontece quando 1% da população detém o valor de 65% dos demais, isso se chama no mínimo desequilíbrio, que um dia deverá eclodir.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).