Você está em:
Postado há . Atualizado há

Fraudes na produção de cervejas no Paraná podem ser evitadas pelo compliance

Especialista ressalta que adulteração de malte de cervejarias por transportadora em Ponta Grossa são evitáveis

No último mês, a polícia do Paraná prendeu quatro pessoas envolvidas, na região de Ponta Grossa, em um golpe que adulterava o malte usado para fazer cervejas durante o transporte. O esquema durou aproximadamente dois anos e, segundo a polícia, o prejuízo pode chegar a R$50 milhões/ano.

Nesses casos, um programa de compliance pode evitar cenários como o que aconteceu em Ponta Grossa, assim como as auditorias também previnem diversos tipos de fraudes. Ou seja, é uma alternativa para otimizar a rotina das organizações.

Segundo Cláudio Marson, Head de Consultoria Empresarial e Auditoria no Grupo IAUDIT, as fraudes podem causar grandes prejuízos para as corporações: “Ao realizar uma auditoria preventiva mensalmente é possível detectar e sinalizar ao corpo diretivo as não conformidades em vigência. Além da auditoria preventiva conseguir detectar o problema, o ideal é que as empresas possuam uma assessoria no que diz respeito à compliance e implementação de boas práticas, de modo a minimizar o risco que irregularidades, intencionais ou não, possam acontecer”, explica.

No caso em específico ocorrido em Ponta Grossa (PR), a troca do malte de boa qualidade pelo malte com menor qualidade era feita pela transportadora no processo de transporte, o que demonstra a importância de escolher também boas parcerias, por meio do compliance.

O programa de compliance é estruturado com a implementação de políticas internas, auditorias, aplicação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), Canal de Denúncias e background check – checagem de antecedentes de colaboradores e prestadores de serviços. Sendo assim, é uma forma de garantir que as empresas estejam em conformidade com as leis e prevenindo que fraudes aconteçam.

“Com a auditoria sendo feita mensalmente e um programa de compliance, é possível prevenir fraudes, desvios de conduta e ética, abusos, importunação, roubos, assédios, entre outras situações”, comenta Marson.

De acordo com o especialista, parte das organizações ainda não realizam a auditoria preventiva ou mensal, da forma que deveria acontecer. Como o próprio nome já diz, a auditoria preventiva serve para prevenir que erros ou até mesmo crimes, intencionais ou não, sejam levados adiante mês a mês ou até durante anos.

Como aplicar a investigação corporativa?

Com a investigação corporativa, iniciada a partir de denúncias ou indícios de irregularidade identificados internamente, é possível evitar ou identificar comportamentos irregulares nas companhias por meio das investigações internas, feitas da forma adequada. As fraudes e atos inadequados, ou até mesmo abusivos, podem resultar em diversos problemas, como prejudicar a imagem da empresa e, por consequência, resultar na perda de negócios.

“Quando há prejuízo à imagem de uma companhia e queda no número de negócios, a receita também cai. O que também ocorre quando há casos de corrupção ou vazamento de dados. Por isso, é preciso ter um canal de denúncias eficiente junto a investigações corporativas eficazes. Só assim pode-se prevenir danos devido a irregularidades”, explica o especialista.

Marson comenta que para fazer as investigações, é preciso apurar os indícios e relatos e, na maioria das vezes, as informações podem vir de canais de denúncias. Porém, é possível descobrir casos de fraudes por outros meios, por exemplo, as auditorias internas ou mesmo uma suspeita que alguém possa ter. De todo modo, as investigações corporativas são feitas da mesma maneira. Assim, não importa de onde veio a primeira informação, mas o que será feito com ela.

“A etapa inicial é montar um Plano de Investigação, no qual devem constar os diversos passos dados para encontrar a verdade e identificar a fraude ou o comportamento inadequado. Desta maneira, para uma investigação, é importante realizar entrevistas, mapeamento de processos e busca de evidências. Assim como, executar uma checagem de antecedentes”, finaliza Marson.

Sobre o Grupo IAUDIT:

O Grupo IAUDIT oferece auditorias, consultoria empresarial e tecnologia de ponta especialmente para Background Check, Portal de Apelação e Canal de Denúncias. Além de trazer o que há de mais inovador no mercado tecnológico e corporativo, incorporando precisão e velocidade nos seus serviços. Saiba mais: https://www.iaudit.com.br/


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).