Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Desafios da convergência contábil

Quanto maior for o crescimento da demanda por informações financeiras com base nas normas IFRS, mais uniforme deverá se tornar o campo de atuação.

Companhias abertas e instituições financeiras que atuam no Brasil precisam acelerar o passo para se adequar aos IFRS

Cada vez mais investidores estão à procura de informações financeiras de alta qualidade e acreditam que o uso dos International Financial Reporting Standards (IFRS) [padrão contábil internacional que está sendo adotado no Brasil - nota do editor] seja também uma oportunidade excelente de se realizar a comparação entre empresas de diversos setores globais.

Quanto maior for o crescimento da demanda por informações financeiras com base nas normas IFRS, mais uniforme deverá se tornar o campo de atuação. Assim, será permitido que os investidores tenham uma perspectiva comparativa cada vez mais eficaz dos resultados financeiros de diversas empresas.

Sob este ponto de vista, a possibilidade de adoção de um padrão contábil globalmente aceito aumentou o interesse das empresas brasileiras em compreender e aplicar os IFRS.

Entre os benefícios da adoção da padronização contábil global, que está em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2010, estão a redução da complexidade para a análise das informações financeiras, maior transparência, comparabilidade e eficiência.

Esse movimento de convergência traz também uma série de desafios. No Brasil, a Lei número 11.638, de 2007, contribuiu para acelerar o processo de convergência entre as práticas contábeis adotadas no País até o dia 31 de dezembro de 2009 e as normas contábeis globais IFRS.

Entretanto, o processo de aprovação dos Pronunciamentos Contábeis e sua aplicação sofreram atrasos. Em consequência desses atrasos, as companhias abertas, bem como as instituições financeiras que atuam no Brasil, precisam acelerar o passo para se adequar aos IFRS.

Os executivos das áreas contábil, fiscal e financeira, além das diferenças mensuráveis entre os dois conjuntos de normas, precisarão levar em conta alguns pontos importantes, entre os quais se destacam:

Princípios versus regras

A adoção de padrões baseados em princípios exigirá uma mudança de mentalidade e de abordagem, pois os International Financial Reporting Standards têm menos regras e mais julgamento na contabilização de uma transação;

Considerações de valor justo

Os conceitos sobre valor justo (fair value) são pouco difundidos e aplicados pelas empresas brasileiras para fins de registro de transações e manutenção de saldos de ativos e passivos em BR GAAP (Generally Accepted Accounting Principles). No entanto, nos IFRS existem cerca de vinte pronunciamentos contábeis visando a mensuração e o reconhecimento de transações monetárias e não monetárias a fair value;

Considerações sobre conversão e convergência

Esses dois termos parecem iguais, mas têm significados diferentes. Conversão é a transição geral para um novo conjunto de normas contábeis.

Convergência é a nova redação dada a uma norma contábil de cada vez, sendo que esses termos podem ocorrer em períodos diferentes;

Considerações relativas à primeira adoção

A IFRS 1 oferece exceções em razão da necessidade de conformidade com determinados aspectos dos IFRS na adoção inicial, em que o custo poderá exceder potencialmente os benefícios dos usuários das demonstrações financeiras consolidadas;

Diferenças na contabilização do Imposto de Renda

Embora o IAS 12 e o BR GAAP tenham muito em comum, existem diferenças entre as duas normas. Uma avaliação fiscal com base nos International Financial Reporting Standards provavelmente irá identificar posições fiscais e métodos de contabilidade tributária que podem sofrer impactos devido às mudanças das normas de elaboração de relatórios financeiros;

Controles internos e elaboração de relatórios financeiros

Provavelmente a adoção de um único padrão global de normas contábeis como os IFRS resulte em eficiência e melhoria dos controles internos das empresas. Para isso, diversos processos de elaboração de relatórios deverão ser avaliados e/ou harmonizados;

Sistemas Operacionais

Os sistemas operacionais atuais podem não oferecer funcionalidade necessária para lidar com as exigências dos International Financial Reporting Standards e, dessa forma, os requisitos relativos a informações financeiras devem ser identificados, e o impacto desses requisitos sobre os modelos de dados existentes deve ser avaliado;

Estabelecimento de cronograma para a implementação do IFRS

A conversão para os International Financial Reporting Standards exigirá o estabelecimento de um cronograma que cumpra uma transição cuidadosa e resulte em uma estrutura sustentável de elaboração de informações financeiras com base no novo modelo contábil. No entanto, para essas organizações, ajustar-se aos IFRS representa, mais do que um desafio, uma obrigatoriedade.

É uma grande oportunidade de integrar-se à nova linguagem internacional da contabilidade, e favorecerá o entendimento das demonstrações financeiras por parte dos investidores, e dos órgãos reguladores nacionais e internacionais.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).