Você está em:
Postado há . Atualizado há

Os erros mais comuns em fluxos de caixa e possibilidades para solucioná-los

Mesmo sem a interferência de fatores externos, a ineficiência de gestão é um problema recorrente.

O fluxo de caixa é um recurso imprescindível para que as empresas tenham controle sobre suas movimentações financeiras. Englobando entradas e saídas, ele serve para monitorar despesas básicas, pagamentos de salários e receita das vendas.

Por isso, o fluxo de caixa é imprescindível para a boa saúde financeira do negócio. Afinal, ele ajuda a tomar atitudes para aplicações, prevenção ou recuperação 一 principalmente em situações de crise, onde é necessário ter análises ainda mais precisas a fim de se adaptar à adversidade.

Quais os principais problemas com o fluxo de caixa

Nos últimos anos, a economia brasileira sofreu dificuldades devido à pandemia de Covid-19. Com as medidas restritivas para conter a crise sanitária, empresas dos mais diversos segmentos tiveram dificuldade.

Além disso, fatores como o aumento da inflação, alta do dólar e desvalorização do real, somados a fatores externos como a guerra na Ucrânia, oferecem desafios econômicos que respingam no fluxo de caixa de empresas de todos os tamanhos, colocando anos de trabalho e investimento em risco. A crise se manifesta em diversos problemas, mas alguns são mais comuns do que os outros.

Ineficiência de gestão

Mesmo sem a interferência de fatores externos, a ineficiência de gestão é um problema recorrente. Ou seja, a falta de organização e estratégias efetivas para administrar um negócio.

Ainda existem muitas pessoas que fazem atividades financeiras manualmente, o que leva mais tempo e tem mais chances de erro. A rotina agitada de um empreendedor pode facilmente confundir a execução dos processos. Ao longo do tempo, isso vai se tornando uma bola de neve até chegar em estágios bastante críticos.

A solução para isso é automatizar as ações. Felizmente, hoje em dia é possível contar com a tecnologia para otimizar inúmeros aspectos do trabalho. O ideal é recorrer a um sistema de gestão financeira.

Essas ferramentas fazem pagamentos de contas, cálculos comparativos, relatórios de resultados, armazenamento de dados, personalização de funções e muito mais. Ou seja, todo o necessário para manter o fluxo de caixa sempre funcionando da melhor maneira.

Atraso de pagamentos

A desorganização ou a falta de capital pode fazer com que pagamentos sejam feitos depois do prazo 一 de despesas básicas a pagamentos para funcionários e fornecedores. Para evitar desconfortos entre os envolvidos, deve-se evitar que atrasos se tornem uma rotina. Isso pode ser resolvido com o já citado sistema de gestão financeira, que torna os pagamentos automáticos. Basta programá-los para a data certa e pronto.

Se necessário, outra saída é negociar um novo prazo com quem deve receber o dinheiro. Em certos casos, determinar outra data limite já resolve o problema.

Falta de capital de giro

O fluxo de caixa está diretamente ligado ao capital de giro 一 categorizado com a diferença entre os recursos disponíveis e a soma das despesas e contas a serem pagas. Isso significa que este é um conceito fundamental para que as empresas continuem funcionando.

O descontrole do fluxo de caixa pode resultar na escassez de capital de giro, provocando uma série de problemas para o negócio. Dependendo do caso, o empreendedor não consegue suprir os itens mais básicos para manter as atividades em curso.

Resolver esse problema não é muito simples, mas existem algumas soluções que podem funcionar, com ainda mais chances de sucesso se forem integradas umas às outras:

  • Corte de gastos: analise suas despesas e reduza ou elimine o que for possível.
  • Não use o capital de giro para cobrir despesas: evite ao máximo usar o capital de giro para cobrir contas básicas. Só o faça se for absolutamente necessário e reponha o valor assim que entrar dinheiro no caixa.
  • Negocie: às vezes, uma boa conversa pode ajudar. Renegocie prazos, descontos e condições especiais de pagamento com fornecedores, parceiros, sócios e clientes.
  • Faça a antecipação de recebíveis: algumas instituições financeiras têm serviços que antecipam o dinheiro que as empresas só teriam no futuro. A dica é prestar atenção nos juros e requisitos gerais.
  • Faça um empréstimo: o empréstimo não é desejado, mas, em algumas situações, é necessário. Antes de concordar com qualquer termo, planeje-se bem e certifique-se que existe a garantia de que a dívida será quitada.

Fusão do dinheiro pessoal e da empresa

Não separar o caixa da empresa da conta bancária do empreendedor é um problema que afeta vários negócios de menor porte. Se o proprietário pegar dinheiro da companhia a cada vez que as coisas apertarem na vida pessoal, nunca haverá crescimento de verdade.

A solução é manter as duas frentes bem separadas. Problemas da empresa se resolvem na empresa, enquanto problemas de casa se resolvem em casa.

Projeções irreais

Projeções que pouco condizem com a realidade podem ser muito prejudiciais para o fluxo de caixa, seja em relação aos lucros, orçamento, execução de projetos, entre outros. Erros acontecem e muitos deles não podem ser exatamente controlados 一 mas se acontecerem de maneira regular, significa que algo vai mal.

A melhor maneira de consertar ou prevenir esse problema é com análises minuciosas. Externamente, observe a movimentação da economia, o comportamento do mercado e outros possíveis fatores que podem, de alguma forma, interferir nos negócios. Internamente, estude os números da empresa com atenção e um olhar realista.

Com essas informações em mente, fica mais fácil estabelecer projeções que de fato possam se cumprir, evitando surpresas desagradáveis e o declínio da situação financeira.

Neste sentido, acontece exatamente o oposto: com uma visão analítica ao estabelecer metas, as chances de crescimento ficam significativamente maiores.

por Hedgehog Digital


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).