Você está em:
Postado há . Atualizado há

A importância da assessoria contábil no planejamento tributário

A assessoria contábil é um divisor de águas para um planejamento tributário efetivo. Empresas que não tomam as devidas providências e cuidados nessa área podem ter problemas sérios, inclusive vir à falência.

A assessoria contábil é um divisor de águas para um planejamento tributário efetivo. Empresas que não tomam as devidas providências e cuidados nessa área podem ter problemas sérios, inclusive vir à falência.

O objetivo desse trabalho é ampliar a visão dos gestores para a empresa no geral, mitigar erros, melhorar os resultados e principalmente, auxiliar na tomada de decisões.

O que é planejamento tributário?

Todas as empresas têm suas obrigações fiscais, entretanto, é fundamental ter um planejamento tributário bem feito para evitar pagar mais impostos do que se deve. O objetivo dessa ferramenta é justamente a otimização da carga de tributos, dentro das medidas legais.

Ou seja, não se trata de burlar as leis para pagar menos impostos, mas sim, diminuir a carga tributária sem deixar de cumprir as obrigações da empresa diante da legislação.

O planejamento tributário oferece inúmeras vantagens para as empresas.

Benefícios do planejamento tributário

O planejamento tributário é uma ferramenta essencial para o gestor ter conhecimento de tudo o que acontece na empresa. Com essas informações, é possível melhorar a gestão de uma maneira significativa, entre outras questões empresariais como:

#Simplificação da contabilidade

Uma empresa com as contas em dia, sobretudo com o fisco certamente não terá nenhum tipo de dor de cabeça.

A importância da assessoria contábil no planejamento tributário começa desde a melhor a escolha do regime de tributação para o negócio e vai até a eliminação de algumas obrigações acessórias.

A contabilidade é feita dentro das exigências da lei e os impostos são pagos corretamente.

#Reduz custos da empresa

Não é incomum que algumas empresas paguem impostos e taxas adicionais, isso acontece por falta de um controle.

Através do planejamento tributário, alguns impostos podem ser reduzidos através do estudo do melhor regime tributário para o negócio. Ademais, a assessoria contábil analisa algumas oportunidades de isenções fiscais e ajuda a evitar alguns fatos geradores de tributos.

Ter um planejamento tributário eficiente é um meio de organizar a empresa. Dessa forma, ocorre o cumprimento da lei e evitar a cobrança de multas devido a erros ou até mesmo sonegação.

#Melhora a competitividade do negócio

A saúde financeira da empresa é importante para garantir uma boa competitividade no mercado. E partindo desse princípio, o planejamento tributário é a forma de conseguir reduzir custos ajudando a empresa a destinar seus recursos para investir na atividade.

Com a organização fica mais fácil ter uma visão ampla de todos os processos envolvidos e seus custos nas operações. Dessa forma, é possível criar estratégias para se destacar no mercado.

#Permite o aproveitamento de incentivos fiscais

Muitas empresas não aproveitam os benefícios fiscais durante o exercício da sua atividade por não saberem que eles existem.

Isso significa um grande prejuízo, uma vez que a lei concede esses incentivos justamente para ajudar no crescimento do negócio.

Por isso, a importância da assessoria contábil no planejamento tributário, através dela o empreendedor consegue ter uma visão mais ampla do negócio e acesso às vantagens concedidas pela legislação.

#Empresa fica legalizada

Quando a assessoria contábil elabora um bom planejamento tributário, a empresa consegue crescer mais, afinal, estará dentro dos termos da lei, mas economizando com tributos.

Um negócio mal gerido pode ter incidência de multas, altos juros e outros problemas maiores. Deixar as contas em dia com o fisco é a melhor forma de garantir uma evolução sustentável.

#Auxilia na elaboração de metas para o negócio

A maioria das empresas querem crescer, entretanto, poucas fazem um plano consistente para que isso aconteça de fato.

O planejamento tributário é um aliado de uma boa gestão empresarial, que permite análises mais precisas do negócio. Desse modo, é possível realizar previsões futuras mais seguras e criar metas que garantam o futuro mais promissor da companhia.

Via de regra, ter um planejamento tributário mais elaborado assegura um orçamento anual da empresa muito próximo da realidade. Fator que permite entender melhor quais foram os ganhos e perdas do negócio.