Você está em:
Postado há . Atualizado há

CFC institui comissão para acompanhar as mudanças tecnológicas e sua influência na profissão contábil

Atentos aos avanços tecnológicos e ao aumento do desenvolvimento das pesquisas nas áreas de tecnologia e do uso de novas ferramentas digitais pelos profissionais da contabilidade, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oficializou, nesta sexta-feira

Atentos aos avanços tecnológicos e ao aumento do desenvolvimento das pesquisas nas áreas de tecnologia e do uso de novas ferramentas digitais pelos profissionais da contabilidade, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oficializou, nesta sexta-feira (8), a constituição de sua Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia.

Os trabalhos terão por objetivo o acompanhamento das mudanças tecnológicas e de sua influência na carreira contábil, buscando analisar e tratar os impactos da inteligência artificial e vislumbrar horizontes para a profissão. Também está no escopo do trabalho da Comissão a promoção de discussões sobre a necessidade de regulamentação específica do uso de novas tecnologias pelos profissionais, sob a perspectiva da ética, da inovação e do mercado de trabalho.

Em artigo publicado recentemente, o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, ressaltou que o CFC implementou várias ações no decorrer de 2018, com o propósito de esclarecer que os avanços tecnológicos devem ser vistos como aliados da profissão e como oportunidade de aperfeiçoamento e atualização contínua. “Temos difundido a ideia de que a profissão contábil não irá acabar para aqueles que souberam se reinventar e dominar as novas ferramentas tecnológicas de quarta geração”, afirmou.

Para o presidente do CFC, Zulmir Breda, a comissão terá por atribuição estudar e propor medidas para miniminar os impactos desse processo de grandes mudanças.

Integram a Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia do CFC: Idésio da Silva Coelho Júnior (coordenador), Sandra Maria Batista, Lucélia Lecheta, Márcia Ruiz Alcazar, Joelso Tavares de Andrade, Manoel Carlos de Oliveira Júnior e Elys Tevania Alves de Souza Carvalho.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).