Você está em:
Postado há . Atualizado há

Governo lança sistema para identificar barreiras ao comércio exterior

Prática reduz as exportações em 14%, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) elaborado a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

O governo lança nesta sexta-feira (10/11) um sistema chamado SEM Barreiras, no qual os exportadores poderão relatar problemas que enfrentam para ingressar com seus produtos em outros países. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) elaborado a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que as barreiras ao comércio reduzem as exportações em 14%

Com base nisso, a entidade pediu ao governo o desenvolvimento dessa ferramenta, e o governo deverá publicar nesta sexta-feira no Diário Oficial um decreto regulando o sistema.

A ferramenta foi desenvolvido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o setor privado.

O Ministério da Agricultura, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também contribuíram.

O MDIC explica que, para enfrentar as barreiras impostas ao comércio, o setor privado precisa aperfeiçoar seus produtos, além de o governo brasileiro atuar na defesa dos interesses do setor exportador. O SEM Barreiras busca coordenar melhor esses esforços.

"É um instrumento fundamental para estreitar a relação entre setor privado e governo, uma vez que permitirá a atuação conjunta na identificação de barreiras, e também auxiliará no trabalho do MDIC e do governo como um todo nas gestões com autoridades estrangeiras para a diminuição ou remoção dessas barreiras", disse Marcos Pereira, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, segundo sua assessoria.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).