Você está em:
Postado há . Atualizado há

O Outubro é Rosa!

Se você tem a curiosidade de saber quem foram as primeiras mulheres a se tornarem contadoras, e também saber um pouco mais sobre o Outubro Rosa, fique por dentro neste artigo. Boa leitura!

Fonte: Wikipedia

Quem foram as primeiras contadoras?

Mary Harris Smith, com apenas 16 anos, trabalhava como contabilista fez sua própria prática no ano de 1888. Após se candidatar a Society of Incorporated Accountants and Auditors diversas vezes e sempre ser rejeitada por ser mulher, ela não desistiu, tornando-se, aos 72 anos a primeira mulher contadora certificada.

Ethel Watts, no ano de 1924, foi a primeira mulher qualificada a passar no exame ICAEW, em segundo lugar, e foi eleita a primeira mulher a participar do comitê de Contadores de Londres, realizando grandes feitos.

Mary T. Washington foi a primeira mulher negra a passar no exame CPA, nos Estados Unidos, anos depois tornando-se a dona de um grande escritório de contabilidade, o Wahington, Pittman & McKeever. Também temos o notável exemplo da R. Sivabhogam, a primeira contadora da Índia, no ano de 1933.

Maria Clara Bugarim, a primeira mulher presidente do CFC no Brasil

A jovem Maria Clara Bugarim desde pequena apaixonou-se pela contabilidade vendo o seu pai trabalhar, e seguiu seu sonho, tornando-se uma contadora. Além do curso de Ciências Contábeis, ainda é formada em Administração e em Direito, além de ter duas pós-graduações, um mestrado e dois doutorados. Após tanta dedicação trabalhando como estagiária, foi convidada a diretoria do Instituto de Previdência de Alagoas. Daí, só sucesso: Tornou-se auditora geral do estado, e logo após, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Apesar do preconceito e da falta de oportunidades, estas mulheres não se minimizaram, ao contrário, cresceram cada vez mais, realizando seus sonhos de vida. É se espelhando nestes exemplos que seguimos em frente. Agora, que tal saber um pouco sobre a origem do Outubro Rosa?

Outubro Rosa - Origem e Importância

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo- SP. No dia 02 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa.

É de suma importância que seja realizado o autoexame das mamas, e também a mamografia, onde pode-se verificar o surgimento de algo. Realizar exercícios físicos e uma alimentação balanceada também colaboram para uma vida mais tranquila e saudável. Compartilhe a ideia do Outubro Rosa com outras mulheres e ajude a salvar vidas!


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).