Você está em:
Postado há . Atualizado há

Aquisições e fusões e tipo de consultoria

A avaliação do comprador pode gerar ganhos de sinergia ou a ineficiência operacional, garantindo ganhos futuros, quando a ineficiência for sanada.

Do lado do vendedor: A desaceleração da economia tem provocado aumento de empresas com dificuldades financeiras que buscam vender ativos ou parceiros que possam injetar caixa para auxiliar no pagamento de dívidas, além de auxiliar no processo de análise estratégica do negócio. Por outro lado, existem empresas saudáveis financeiramente que já foram assediadas, mas a negociação não foi adiante. Elas buscam consultorias para auxiliar na identificação de fragilidades nas áreas contábil, tributária, trabalhista e previdenciária para se prepararem para uma negociação.

Os benefícios são inúmeros para aquelas que se preparam para um processo de diligência, pois demanda esforço das áreas operacionais, financeira e jurídica. Quanto mais preparada a empresa, os sócios conseguirão negociar os pontos de maior risco e não afetar o preço do negócio. Do lado do comprador: para investidores, esse tipo de ativo pode ser uma boa oportunidade de compra. A avaliação do comprador pode gerar ganhos de sinergia ou a ineficiência operacional, garantindo ganhos futuros, quando a ineficiência for sanada. Assim, o ativo pode ser atraente e barato. O comprador busca assessoria para auxiliá-lo no processo de identificação de assuntos no âmbito contábil, tributário, trabalhista e previdenciário para quantificar os riscos envolvidos, além de um assessor jurídico para analisar os riscos já materializados e na confecção/análise do contrato de compra ("SPA"). Nas áreas tributária, trabalhista e previdenciária, especialistas efetuam a revisão dos últimos cinco anos fiscais.

Na parte contábil, é avaliada a qualidade das informações financeiras para analisar as operações sob a ótica de uma empresa normalizada. O comprador sabe ponderar riscos, portanto é muito importante estar bem-assessorado para negociar, independentemente do lado da mesa que você esteja.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).