Você está em:
Postado há . Atualizado há

Cronograma do eSocial é divulgado, mas ainda não há data para acesso ao ambiente de testes

O tratamento diferenciado a ser dispensado às Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), ao Microempreendedor Individual (MEI) com empregado, ao empregador doméstico, ao segurado especial e ao pequeno produtor rural pessoa física, será defin

Foi publicada no Diário Oficial da União o cronograma para implantação do eSocial, O documento apresentou as datas de adequação para as empresas com faturamento superior setenta e oito milhões reais, no ano de 2014, e demais empresas que têm obrigatoriedade de se adequar ao eSocial. O tratamento diferenciado a ser dispensado às Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), ao Microempreendedor Individual (MEI) com empregado, ao empregador doméstico, ao segurado especial e ao pequeno produtor rural pessoa física, será definido e divulgado em atos específicos.

“Aquele que deixar de prestar as informações no prazo fixado ou que a apresentar com incorreções ou omissões ficará sujeito às penalidades previstas na legislação. Adicionalmente, a prestação das informações ao eSocial substituirá a entrega das mesmas informações em outros formulários e declarações”, explica o diretor da KPMG da área de Impostos, Valter Shimidu. “Salientamos que ainda não foi divulgado o cronograma para o acesso ao ambiente de testes e qualificação cadastral”, completa o executivo.

Veja abaixo o cronograma publicado:

De acordo com o artigo 1º, inciso I, as empresas com faturamento superior a R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões reais), no ano de 2014, deverão realizar a transmissão dos eventos:

a) A partir da competência setembro de 2016, exceto as tabelas relacionadas na alínea (b); 

b) A partir da competência janeiro de 2017: tabelas de ambientes de trabalho, de comunicação de acidente de trabalho, de monitoramento da saúde do trabalhador e de condições ambientais do trabalho.

O inciso II prevê o prazo de utilização obrigatória do eSocial para os demais contribuintes: 



a) A partir da competência janeiro de 2017, exceto as tabelas relacionadas na alínea (b); 



b) A partir da competência julho de 2017: tabelas de ambientes de trabalho, de comunicação de acidente de trabalho, de monitoramento da saúde do trabalhador e de condições ambientais do trabalho. 



Para acessar o conteúdo na integra da Resolução número 1, acessehttp://www.kpmg.com.br/publicacoes/2015/Tax_News_Cronograma_eSocial_Resolucao_Prazo.pdf


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).