Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Consulta ao último lote de restituições do IR deve ser liberada na quarta-feira

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda terminou em 30 de abril.

 A Receita Federal deve liberar a consulta ao último lote do Imposto de Renda  Pessoal Física 2010 (ano-base 2009) no dia 8 de dezembro. “É mais provável que a liberação aconteça na quarta-feira”, afirmou o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir.

O cronograma de liberação dos lotes aponta que o sétimo - e último – deve ser liberado no dia 15 de dezembro. Como normalmente a consulta e aberta uma semana antes, é provável que a de dezembro aconteça na próxima quarta.

De acordo com Adir, neste lote podem estar os contribuintes mais atrasados ou aqueles que deixaram para a última hora para prestar contas ao Leão. O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda terminou em 30 de abril.

Podem estar também os contribuintes que entregaram a declaração por disquete ou no formulário de papel e os que realizaram alguma modificação nos dados. Quem não estiver neste último lote teve a declaração retida na malha fina.

Restituições

Para saber se está incluído no último lote, o contribuinte deve acessar, após a liberação das consultas, a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o 146, bastando informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A restituição, a quem tem direito a receber valores da Receita, ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet.

Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).