Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Certificação digital: 75% das empresas paulistas não têm essa tecnologia

O principal motivo apontado por 53% dos empresários é que essa tecnologia não é necessária

Um levantamento realizado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) indicou que 75% das empresas paulistas ainda não possuem a Certificação Digital.

 

O principal motivo apontado por 53% dos empresários é que essa tecnologia não é necessária, enquanto 29% disseram não ter conhecimento do assunto e apenas 2% afirmaram que o preço ainda é muito alto.

“Embora a Certificação Digital tenha sido massivamente debatida nos últimos meses, grande parte do empresariado apresenta desconhecimento do assunto”, declarou a superintendente de Marketing da ACSP, Sandra Turchi.

O estudo afirmou ainda que a porcentagem das empresas que não têm a certificação digital é maior no segmento do comércio varejista (84%), seguido pelo comércio atacadista (77%) e serviços (74%). Na indústria, 70% dos empresários disseram não ter o certificado, enquanto nas instituições financeiras, o índice é menor, com 55%.

Sobre a certificação digital

A certificação digital é uma identidade eletrônica da pessoa jurídica que permite efetuar pagamentos, estabelecer parcelas para cobranças de impostos, solicitar certidão negativa, emitir nota fiscal eletrônica e obter documentos sobre a situação fiscal.

Desde do ano passado, a certificação digital é utilizada pelas empresas optantes pelo lucro real, mas a partir de abril será obrigatória tanto para empresas de lucro real ou arbitrado quanto para presumido. Segundo a Fenacon (Federação Nacional das Empresas Contábeis, de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas), existe a possibilidade de que se estabeleça a mesma exigência de certificação para as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) em 2011.

 


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).