Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Com tantos impostos, cresce o papel do profissional em relação a tributos

De acordo com dados divulgados no site do movimento De Olho no Imposto (www.deolhonoimposto.org.br), estão atualmente em vigor no Brasil 112 tributos

Fonte: SEGS
Tags: tributos

A alta carga de impostos e as freqüentes mudanças na legislação, somadas agora à substituição tributária e adequação ao IFRS, têm feito da carreira de gerente de tributos uma das mais valorizadas dentro das empresas. Esses profissionais funcionam como uma espécie de bússola para encontrar o caminho da lucratividade.

De acordo com dados divulgados no site do movimento De Olho no Imposto (www.deolhonoimposto.org.br), estão atualmente em vigor no Brasil 112 tributos, gravames e encargos, 16.202 normas, 181.851 artigos, 423.945 parágrafos, 1.355.525 incisos e 178.312 alíneas.

Além disso, segundo pesquisa recente do Banco Mundial, o Brasil é um dos países onde se despende o maior número de horas para o cumprimento das obrigações tributárias: 2,6 mil por ano. Na vizinha Bolívia, para cumprir a mesma função são gastas 1,08 mil horas/ano, na República Checa, 930, na Etiópia, 52, e nos Emirados Árabes, apenas 12.

Com essa sopa de números e a confusa legislação tributária nacional, a carreira tornou-se muito promissora. "A contratação de um profissional especializado pode possibilitar à empresa uma estruturação mais sólida, melhor gestão do negócio e  economia de até 25% nos custos", destaca Raul Corrêa da Silva, presidente da Crowe Horwath RCS.

Uma das funções de quem lida com gerenciamento de tributos é verificar diariamente as alterações da legislação tributária nas esferas municipal, estadual e federal, analisar como as mudanças vão interferir nos negócios da empresa e comunicar aos demais departamentos.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).