Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Comando nacional indica fim da greve dos funcionários do INSS

Paralisação parcial das agências em vários estados do país durou um mês.

Fonte: G1
Tags: inss

O comando nacional da greve dos trabalhadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recomendou aos sindicatos regionais o fim da greve da categoria, que durou um mês. Em assembleias, trabalhadores de vários estados já acataram o indicativo nacional, segundo sindicalistas.

"O comando nacional indicou o fim da greve. Entre amanhã (sexta-feira, 17) e segunda-feira (20) o atendimento deve voltar em todo o INSS. Está tendo assembleias e (os trabalhadores) estão deliberando pelo indicativo", afirmou José Campos Ferreira, diretor da Fenasps, federação que reúne trabalhadores das áreas de saúde, trabalho e previdência social.

Nos estados

De acordo com um relatório divulgado no site da Fenasps, os trabalhadores já voltaram ao trabalho ou decidiriam fazê-lo ainda nesta quinta-feira. A exceção é o Piauí, que marcou assembleia sobre a volta ao trabalho para segunda-feira (20). Em estados como Maranhão, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso e Goiás não houve paralisação.

Segundo Maria Helena da Silva, líder do comando de greve e Minas Gerais, os grevistas recorreram a parlamentares ligados ao governo para negociar as reivindicações que causaram a paralisação, como a definição de um plano de carreira para os funcionários do INSS, com o Ministério da Previdência.

Os trabalhadores afirmam que continuam "em estado de greve", com realização de uma nova plenária nacional da categoria no dia 1º de agosto.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).