Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Contabilistas festejam seu dia com novos desafios à profissão

A classe contábil brasileira, composta hoje por 405 mil profissionais, comemora amanhã (25) o Dia do Contabilista

A classe contábil brasileira, composta hoje por 405 mil profissionais, comemora amanhã (25) o Dia do Contabilista com muitas mudanças e desafios para os profissionais do setor, já que os direcionamentos contábeis assumiram importância fundamental nas empresas públicas e privadas de todo o País.

A implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e a convergência das leis contábeis brasileiras às normas internacionais, os chamados IFRS (International Financial Reporting Standards), têm provocado ebulições na classe contábil, que está correndo contra o tempo para se adequar a todas as normas. Empresas de contabilidade estão aumentando sua atuação, criando braços de negócios específicos para auxiliar seus clientes na demanda tecnológica, e as universidades e escolas técnicas estão vendo sua demanda por cursos de especialização na área contábil explodir, decorrente de diversas mudanças na legislação.

Ana Maria Elorrieta, presidente nacional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), acredita que existe muito a se comemorar, já que a profissão contábil se tornou mais ativa e visada em decorrência de todas essas modificações. "O mercado está ganhando maior transparência por conta da melhor qualidade de informação. Estamos em uma profissão que não está parada e que está respondendo a demanda e as expectativas do mercado", disse Ana Maria.

Leia tambémNotícias com assunto relacionado

José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescon), também afirma que será um dia de alegria. "O Dia do Contabilista, neste ano, pode ser comemorado com muita alegria, pois a profissão vem conquistando um espaço de credibilidade e reconhecimento público pelo alcance que está atingindo dentro de todas as corporações", disse Chapina.

Comemoração

Para comemorar o 25 de abril, Dia do Contabilista, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) receberá amanhã em sua sede, a partir das 19h30, lideranças da classe contábil de todo o País. Na ocasião, serão prestadas homenagens e a será feita a entrega do Prêmio "Professor Hilário Franco", que se destina ao incentivo do aperfeiçoamento profissional dos integrantes da classe.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).