Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Auditores independentes terão de se adequar às normas internacionais de contabilidade

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou hoje (3) em audiência pública documento que define a necessidade de treinamento dos auditores

Alana Gandra

 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou hoje (3) em audiência pública documento que define a necessidade de treinamento dos auditores independentes, diante da adoção do padrão contábil internacional no Brasil.

As sugestões deverão ser encaminhadas à CVM até o próximo dia 6 de março, informou a assessoria de imprensa do órgão, responsável pela fiscalização do mercado de capitais brasileiro.

A decisão da CVM considera que, a partir de 2010, as demonstrações financeiras das companhias abertas brasileiras deverão obedecer aos padrões internacionais fixados pelo International Accounting Standards Board (Iasb). Assim, os auditores independentes devem se submeter a um programa de educação continuada, seguindo diretrizes do Conselho Federal de Contabilidade.

Como os auditores independentes terão de emitir opinião sobre a adequação das demonstrações financeiras das companhias brasileiras às normas internacionais, entre outras atividades, a CVM avalia que eles precisam ter conhecimento e domínio sobre os padrões contábeis vigentes atualmente no mercado externo.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).