Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

RS - Prazo de entrega das guias informativas de ICMS de 2008 encerra-se neste domingo

Documentos servem para cálculo de repasses aos municípios

O prazo para as empresas inscritas na categoria geral (não-optantes do Simples Nacional) efetuar a transmissão pela Internet da guia informativa modelo B (GMB) encerra-se no próximo domingo (15). Essa também é a data-limite para os produtores rurais apresentarem os talões do produtor na sua prefeitura para a elaboração da guia informativa modelo A (GMA). Depois, as prefeituras devem transmitir as informações da GMA à Secretaria Estadual da Fazenda até 25 de março. As guias são usadas para efetuar o cálculo do índice de retorno do ICMS aos municípios.

O diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin , enfatiza que os contribuintes que não entregarem as guias no prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa e também prejudicando o índice de participação do seu município.

Os contribuintes do Simples Nacional deverão acessar o programa da Declaração Anual do Simples Nacional - DASN 2009 no Portal do Simples Nacional na Internet e preencher a declaração conforme legislação prevista. Esta página pode ser acessada por meio do “banner” específico existente no sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil ou diretamente pelo endereço  http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/          

Grazziotin explica que a omissão da empresa ou do produtor fará com que o município onde eles estão localizados receba menos recursos financeiros provenientes do ICMS recolhido no ano seguinte. O diretor também ressalta que os dados das guias compõem as informações econômicas dos setores produtivos do Estado.

 

 

Calendário de prazos

 

Transmissão on line da GMB pelo contribuinte: até 15 de março

Entrega de talões de produtor na prefeitura: até 15 de março

 

Para as prefeituras:

 

Arquivos com nota fiscal do produtor (NFP): até 25 de março

GMA sem movimento: até 25 de março

 

Relação de omissos após 25/03/2009:

 

Recepção de omissos: até 30 de abril

Substituição (GMB e NFP do Sitagro): até 30 de abril


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).