Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

ES - Secretaria da Fazenda facilita a abertura de empresas no Estado

O projeto é parte do programa Mais Fácil, da Sefaz

Abrir uma empresa no Estado vai ficar mais fácil. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) começa a implantar, na próxima quarta-feira (13), o projeto Cadastro Simplificado (Cadsim), para desburocratizar os processos de concessão de inscrição estadual e alteração de dados cadastrais das empresas. No início, o projeto vai atender a um grupo de contribuintes circunscritos à Agência da Receita Estadual da Serra, mas até o final deste ano deve chegar a todos os contribuintes do Estado. As medidas estão previstas no decreto 2595, publicado nesta quinta-feira (07) no Diário Oficial.

A partir do dia 13, contribuintes circunscritos à Agência da Serra - que atende também os municípios de Fundão, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá - não precisarão mais ir até a unidade da Receita para abrir uma empresa. Para obter a inscrição estadual, bastará fazer o registro na Junta Comercial, que vai enviar as informações à Sefaz por meio eletrônico. No modo atual, o contribuinte registra o ato na Junta Comercial e, em seguida, leva a documentação, junto com a Ficha de Atualização Cadastral (FAC), a uma agência da Receita, para que as informações sejam processadas pela Sefaz.

Até o dia 12 de novembro, a medida vale apenas para as inscrições de contribuintes da Serra que tenham contabilistas indicados pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) à Sefaz. A previsão é de que, após esta data, a nova rotina também possa ser seguida no caso de alterações de dados cadastrais das empresas, mas ainda por um grupo específico de contabilistas.

Segundo a supervisora da Agência Virtual da Sefaz e gestora do projeto, Juliana Audi, a expectativa da Secretaria da Fazenda é abrir o Cadsim para os contribuintes em geral, de todo o Estado, até o final do ano.

O projeto é parte do programa Mais Fácil, da Sefaz, que tem por objetivo a utilização de modernas tecnologias da informação e comunicação para dinamizar a prestação de serviços à sociedade e democratizar o acesso à informação.

PROCESSO

A supervisora explica que, na nova modalidade, o contribuinte checa a viabilidade da constituição ou alteração de dados da empresa pelo Registro Mercantil Integrado (Regin), no site da Junta Comercial (www.jucees.es.gov.br).

Com a aprovação dos órgãos envolvidos (Jucees, Sefaz e prefeitura), o contribuinte solicita o CNPJ no site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br). Em seguida, registra o ato na Junta, que repassa as informações à Sefaz, por meio eletrônico, para que a inscrição estadual seja gerada automaticamente. O contribuinte acompanha todo o processo na internet, pelo Regin.

Juliana destaca que as vistorias que a Sefaz julgar necessárias e a análise da documentação específica - prevista somente para um determinado grupo de contribuintes - serão realizadas após a concessão da inscrição estadual. Essa documentação específica será recebida pela central de análise do Cadastro Simplificado, que funcionará nas dependências da Junta Comercial.

De acordo com a gestora do projeto, os contribuintes poderão obter mais informações no manual de orientação do Cadsim, que estará disponível em breve no site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br).


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outras EstaduaisDo dia 08 de October de 2010