Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

BA - Sefaz e Receita Federal ampliam parceria

O objetivo do encontro, que começou com a apresentação da estrutura da Sefaz e da RF, é o intercâmbio de conhecimentos para realização de ações conjuntas.

Em reunião realizada no último dia 09, na Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda, que contou com a participação das equipes da Secretaria da Fazenda e da Receita Federal da 5ª Região Fiscal (Bahia-Sergipe), foi ampliada a parceria entre os dois órgãos. O objetivo do encontro, que começou com a apresentação da estrutura da Sefaz e da RF, é o intercâmbio de conhecimentos para realização de ações conjuntas.

De acordo com o superintendente de Administração Tributária da Sefaz, Cláudio Meirelles, essa reunião é apenas a primeira de outras que virão sempre com o objetivo de estreitar os laços entre os Fiscos Estadual e Federal. "A integração entre os órgãos para troca de experiência e integração entre as equipes é muito importante para que, futuramente, possamos desenvolver atividades conjuntas. Sem dúvida, quem mais tem a ganhar com isso é a sociedade", explicou.

A superintendente da Receita Federal da 5ª Região Fiscal, Zaida Bastos Manata, participou do encontro e destacou a importância da integração das equipes dos dois entes tributantes para melhoria dos controles e o combate mais eficaz à sonegação. "Trouxe todo o corpo dirigente da 5ª Região por ser uma entusiasta deste tipo de evento, que aproxima as pessoas e possibilita um real intercâmbio de informações e experiência", disse.

Após a abertura e apresentação da estrutura da Sefaz e da RF, todos os presentes fizeram uma descrição das atribuições de sua unidade gestora. As dez diretorias da RF na Bahia e em Sergipe, representadas na reunião pelos seus respectivos titulares, são: Fiscalização, Recursos Humanos; Grandes Contribuintes; Arrecadação; Ações Especiais; Atendimento; Sistemas; Corregedoria; Inteligência; e Aduaneira e Comércio Exterior.

Pela Sefaz, participaram do encontro, além do superintendente da SAT, os diretores de Administração Tributária das Regiões Norte, Ariosvaldo Moreira, Sul, Zelington Pereira, e Metro, Antônio Félix Mascarenhas; o coordenador de Fiscalização de Petróleo e Combustíveis, Jefferson Carvalho; Licia Matutino, pela  Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (INFIP); Gilson Carmo dos Santos, pela Diretoria de Planejamento da Fiscalização (DPF) e o assessor da SAT, Rubens Bezerra. A próxima reunião de grupos específicos da RFB e SEFAZ, como, por exemplo, o de fiscalização, deverá ser realizada ainda este mês.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).