Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

AM - Amazonas tem a terceira maior carga tributária do Brasil, diz CNI

AJE estima que o brasileiro trabalha quase 5 meses só para pagar impostos. Consumidor pode pagar até 86% só de imposto na aquisição de um tablet.

Fonte: G1
Tags: am -

 O Amazonas, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), tem o terceiro maior volume de tributações do país. O consumidor que precisar adquirir uma garrafa de água mineral por exemplo, pagará 45% de imposto, porcentagem superior, por exemplo, aos tributos de uma televisão, que são de 44%.

A lista continua com 40% de impostos no açúcar, 42% no sabonete, 18% no feijão. Os impostos de um tablet, por exemplo, podem chegar a 86%. Esses valores pagos devem se transformar em investimentos para a saúde, educação e segurança.

No Brasil, a Associação de Jovens Empreendedores (AJE) afirma lutar por uma reforma tributária justa, como explica o vice-presidente da instituição, Rodrigo Viegas."Essa carga tributária está diretamente ligada ao consumidor, uma vez que os empresários, em sua grande maioria, são obrigados a repassar esse valor para o consumidor final", destacou.

A diretora executiva da associação vai além, e lembra que o brasileiro trabalha em média quase 5 meses inteiros somente para pagar imposto. "Do dia 1º de janeiro até o dia 25 de maio, todos trabalhamos em função do governo, por isso que foi criado o Dia Nacional da Liberdade do Imposto, justamente para celebrar o fato de que a partir do dia 26 de maio em diante cada um trabalha para si", disse Michele Magalhães.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).