Você está em:
Postado há . Atualizado há

Pesquisa mostra que apenas uma minoria teme perder o trabalho para a IA generativa nos 5 próximos anos

Levantamento revela o nível de preocupação dos respondentes com uma possível substituição da mão de obra humana pela tecnologia de IA generativa e mostra quais benefícios os funcionários veem para as empresas no uso desses sistemas

Uma das principais discussões em torno do uso da IA generativa é o seu potencial para substituir a produção humana. Mas, na perspectiva de quem está utilizando a tecnologia, o nível de preocupação com o fato não se apresenta tão alto.

Isso porque no estudo do Capterra, plataforma de comparação de softwares, somente 15% dos entrevistados se disseram muito preocupados com a possibilidade de perder o trabalho para a IA generativa dentro dos próximos 5 anos.

Além disso, apenas 7% dos entrevistados acreditam que a tecnologia pode substituir mais da metade do seu trabalho, o que indica que ainda há uma restrição na quantidade e no tipo de tarefas que a IA generativa pode realizar, fazendo com que a mão de obra humana siga sendo necessária.

O levantamento online foi realizado com 479 profissionais de empresas de diferentes portes e segmentos, de todas as partes do Brasil.

A ausência de medo em perder o trabalho para a IA generativa não significa que os respondentes deixem de ver valor na tecnologia. Pelo contrário: um ponto importante da pesquisa é que mais da metade dos entrevistados (67%) concorda em algum grau que o conteúdo gerado por softwares de IA é melhor do que conteúdo gerado por humanos.

"Os dados apontam que essa percepção pode estar atrelada ao fato que, segundo a visão da grande maioria dos participantes, o uso da IA generativa permite que as empresas desenvolvam um trabalho mais inovador e criativo", explica Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.

Ainda assim, quando se trata de elencar os principais ganhos que as ferramentas de IA generativa proporcionam, produtividade (52%) reúne o maior percentual de menções –apenas em seguida vem criatividade (37%) e inovação (37%).

Profissionais citam os benefícios da IA generativa para empresas

A pesquisa do Capterra também analisa um aspecto mais amplo do uso da IA generativa ao se debruçar, a partir das respostas dos funcionários, em quais são os ganhos para as empresas ao usar a tecnologia.

Nesse sentido, um dos benefícios levantados é que 94% acreditam que as ferramentas de IA generativa economizam o tempo da empresa em que trabalham –lembrando que esse tipo de sistema é capaz de automatizar tarefas repetitivas e abrir caminho para que os trabalhadores foquem em tarefas de maior valor.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).