Você está em:
Postado há . Atualizado há

Setembro amarelo: Como equilibrar vida profissional e pessoal?

Cada vez mais o mercado de trabalho tem exigido tempo e disposição dos trabalhadores.

Jornadas de trabalho exaustivas e tarefas em casa são um desafio para homens e mulheres atualmente. O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é importante até mesmo para o desempenho do funcionário; veja dicas valiosas que podem te ajudar nessa tarefa.

Cada vez mais o mercado de trabalho tem exigido tempo e disposição dos trabalhadores. No entanto, as empresas têm percebido que o foco não pode ser apenas a entrega de resultados, outros pontos devem ser observados no ambiente de trabalho.

O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal continua sendo um grande desafio para os trabalhadores e não só os brasileiros. Reflexo disso é o número alto de profissionais com bournout e outras questões de saúde mental.

Dicas para equilibrar a vida profissional e pessoal

O setembro amarelo põe no centro do debate um ponto muito importante, a saúde mental, que deve ser observada no meio familiar e no trabalho; confira dicas que podem te ajudar a manter o equilíbrio:

1. Priorize a sua saúde

É “normal” a gente se apegar a ideia de que amanhã a gente resolve as questões de saúde, hoje o foco é o trabalho. Acontece que algumas situações poderiam ser evitadas se procurássemos profissionais logo no começo.Se você sentir qualquer mal-estar, busque ajuda e, jamais negligencie a sua saúde mental.

2. Aproveite o momento

Sabe aquela história de que a gente precisa apreciar a vista enquanto viaja? Isso também é válido para o trabalho. Aproveite as suas conquistas, até porque boa parte das vezes elas não vieram de forma fácil.

3. Tenha uma equipe confiável

As vezes a gente não tem a opção de escolher a equipe de trabalho que vai ter por perto, mas, é possível selecionar os colegas que você deseja que sejam mais próximos.

Ofereça a eles o suporte necessário para o trabalho e busque o mesmo neles, uma equipe de trabalho deve tornar as atividades mais simples e complexas.

4. Planejamento

Tenha uma lista do que planeja fazer no seu dia, mas essa lista precisa ser realista, você pode, inclusive, definir a sua prioridade para aquele dia e atividades secundárias. Isso vale tanto para a vida profissional quanto pessoal.

Lembrando que esses planejamentos devem ser flexíveis.

5. Seja mais gentil consigo

O mercado de trabalho já cobra muito dos profissionais, precisamos nos olhar com mais cuidado. É importante lembrar sempre que somos seres humanos antes de sermos profissionais, ou seja, ter cuidado com a forma como tratamos as pessoas no ambiente de trabalho é essencial.

6. Tenha momentos de lazer

De preferência diários, seja lendo um livro em casa, assistindo a um filme, indo a um restaurante.

Enfim, fazendo aquilo que te deixa relaxado, que te dê momentos de alegria não incluem compromissos profissionais.