Você está em:
Postado há . Atualizado há

Tendências de negócios 2021: conheça e aplique na sua empresa

Se o ano de 2020 ficou marcado pela incerteza nos negócios, não se espera que 2021 seja muito diferente. Mesmo com a chegada das vacinas contra a Covid-19 é provável que até o fim do ano que vem parte da população ainda não esteja imunizada, o que continuará trazendo consequências para as empresas. Depois de tudo o que aconteceu em 2020, é possível prever tendências de negócios para 2021?

Se o ano de 2020 ficou marcado pela incerteza nos negócios, não se espera que 2021 seja muito diferente. Mesmo com a chegada das vacinas contra a Covid-19 é provável que até o fim do ano que vem parte da população ainda não esteja imunizada, o que continuará trazendo consequências para as empresas. Depois de tudo o que aconteceu em 2020, é possível prever tendências de negócios para 2021?

É fato que aqueles que conseguem perceber uma tendência e se movimentam na frente, podem se beneficiar. Setores que já apresentaram bom desempenho neste ano, também não devem decepcionar como negócio potencial para 2021. Aí, destacam-se os setores de alimentação não industrializada, o de comércio eletrônico, o de moda e costura, o de ginástica em casa, e o de produtos naturais.

Muitas das mudanças promovidas pela pandemia do Coronavírus devem se fortalecer no ano que vem. Por isso, as tendências de negócios para 2021 vão passar também pelos setores que listamos abaixo.

TENDÊNCIAS DE NEGÓCIOS 2021

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Se há um setor que foi atingido diretamente pela pandemia foi o de bares e restaurantes, que em um primeiro momento tiveram de fechar as portas. Para manter o negócio em pé, a principal solução encontrada foi a aposta nas entregas. Seja por meio dos aplicativos das grandes redes ou mesmo por uma rede de colaboradores própria, com foco na atuação local. Hoje há muita gente cozinhando em casa para vender na vizinhança e até mesmo internamente, dentro de condomínios. São negócios em alta, com perspectiva de criação de novos nichos. Está entre as tendências de negócios para 2021

COMÉRCIO ELETRÔNICO

Nunca se vendeu tanto pela Internet. Das grandes redes aos pequenos negócios, a venda online é o caminho, até mesmo para aqueles que resistiam à ideia. Os pequenos comerciantes passaram a oferecer os seus produtos e aceitar encomendas de forma online. Até mesmo nos pequenos centros, não é incomum ver uma faixa, em uma loja tradicional, oferecendo produtos por meio de aplicativos como o WhatsApp, por exemplo. Vão desde papelarias, até lojas de brinquedos ou de roupas. Quem conseguir montar uma boa base e fidelizar os clientes vai continuar com os negócios em alta mesmo quando as atividades comerciais de rua voltarem ao normal.

GINÁSTICA

Sob o impacto da pandemia, as vendas de acessórios e equipamentos para ginástica dispararam no Brasil. Grandes academias passaram a alugar equipamentos ociosos para levantar algum dinheiro enquanto não podem reabrir as lojas. Professores e instrutores criaram cursos online por meio de venda ou mesmo de uma contribuição dos alunos. É um setor que está em crescimento no Brasil e que vai passar por algumas adaptações nos próximos anos. Também está entre as tendências de negócios para 2021

PRODUTOS NATURAIS

Quem teve a possibilidade de trabalhar em casa durante a pandemia, no esquema de home office, mudou alguns hábitos, que, em alguns casos, vão se manter por longos anos. Há muito mais gente preocupada com a alimentação e consequentemente com a saúde. São inúmeros os exemplos de residências em que o fogão era apenas uma peça decorativa e que hoje funciona diariamente. A preocupação com a alimentação e com produtos mais saudáveis entrou na lista de prioridades. Tem quem cozinhe diariamente e quem se arrisque em novas habilidades, como preparar o próprio pão. Produtos relacionados à alimentação em casa, seja com alimentos naturais ou mesmo acessórios para cozinha são negócios em alta para 2021.

MANUTENÇÃO

Os serviços de manutenção em informática também estão entre as tendências de negócios 2021. Um serviço de resgate e entrega dos aparelhos também pode ser um diferencial interessante.

Pequenos serviços com os de reparos em encanamentos e aparelhos elétricos também estão entre negócios com potencial para 2021. Os serviços de costura são outros que costumam dar um bom retorno. Seja para o conserto de roupas ou mesmo para a confecção de algo sob medida.

Já pensou em como abrir um negócio? O blog Terra Empresas traz aqui algumas tendências que podem ajudar você a tirar os seus planos do papel. Mais do que nunca, ter uma boa presença digital é indispensável!


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).