Você está em:
Postado há . Atualizado há

7 coisas para não dizer a um funcionário

Ser um bom chefe também significa saber se expressar corretamente

Ao lidar com funcionários, às vezes a paciência é testada pela falta de motivação. Aliás, só porque você é o chefe não quer dizer que você é perfeito. Todos já se arrependeram de ter falado algo inapropriado. Mas, diferente de outros cargos, é responsabilidade ainda maior do chefe se manter calmo e medir as palavras. A última coisa que você quer é que seus deslizes verbais afetem a produtividade de sua equipe, causando problemas bem maiores.

O site da Entrepreneur elaborou uma lista com sete frases que nunca devem ser ditas no trabalho, especialmente para funcionários. Um único descuido pode acabar com a sua reputação e destruir sua credibilidade.

“Eu sou o chefe, e você precisa me obedecer.” Em um ambiente de trabalho, todos são adultos. Você não pode esperar que seus funcionários aceitem este tipo de hipocrisia. Se você estabelece diferenças, então não pode esperar respeito em retorno.

“Você é sortudo por ter um emprego.” Se é assim que você se sente sobre qualquer um que seja de seus funcionários, então talvez o sortudo seja você de ainda estar trabalhando. Ninguém é produtivo em ambientes onde as pessoas se sentem em constante débito. Se houve complicações com um determinado funcionário, lide com elas de forma profissional. Encontre soluções ou saiba reconhecer de prontidão o que não está mais funcionando. A ideia de que deveriam beijar seus pés é imatura e evidencia falta de liderança.

“Se você não quer, tem quem queira.” Qualquer um pode se chamar de gerente ou de chefe, mas um bom líder consegue motivar seus funcionários. Ameaçar tirar o emprego de alguém, para que a pessoa faça o que é mandado, é insustentável. Talvez eles até se sintam amedrontados e sigam as instruções, mas, cedo ou tarde, eles perderão a motivação e farão apenas o necessário. Isso se não houver um pedido de demissão antes.

“Por que você é o único a implicar com isso?” Se, no caso, o funcionário é inflexível e resistente, então saiba conversar com ele em particular. Já se você está falando de um funcionário que coopera, mas está tendo dificuldades com uma situação específica, então talvez você não esteja sabendo ouvi-lo e considerar as alternativas apresentadas. Ou ainda, a pessoa pode estar tendo um dia ruim e atípico. Qualquer que seja a complicação, não assuma que estão sendo teimosos sem motivo, e definitivamente não faça a pergunta acima. Não compare funcionários. É como comparar filhos – e isso nunca é uma boa ideia.

“Eu não tenho tempo para isso.” Você está falando sério? Você é o chefe. É o seu trabalho arranjar tempo. Em vez de rejeitar algum pedido, separe alguns minutos para atender seus funcionários assim que estiver livre.

“Você não sabe o que é estresse.” O estresse é relativo para cada um e todos têm o seu. Só porque você decidiu que o seu é mais intenso, não significa que isso é verdade nem que ele pode ser descontado nos outros.

“Você está vendo aquele nome na porta?” É verdade que você deve ter trabalhado duro para chegar onde está, ou ainda que investiu dinheiro e tempo para empreender. Mas usar seu poder dessa forma não é válido. Mesmo sendo habilidoso, você precisaria de muita sorte para segurar seu negócio sem funcionários.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).