Você está em:
Postado há . Atualizado há

Golpe simula pesquisa sobre Covid-19 para clonar contas de WhatsApp

Crime faz vítimas pelo país desde meados do ano passado

Fique atento: a pandemia do novo coronavírus tem sido explorada como mote para aplicação de novos golpes por ligação telefônica e mensagens falsas. Desde meados do ano passado, acumulam-se relatos sobre ações criminosas do tipo, que costumam simular levantamentos a respeito da Covid-19 para clonar contas no WhatsApp e, com isso, extorquir contatos desses perfis tomados ao se fazer passar pelas vítimas.

Por meio de ligação ou do próprio aplicativo de mensagens, o golpista finge ser um pesquisador a serviço do Ministério da Saúde, fazendo perguntas relacionadas ao novo coronavírus. Em seguida, solicita à vítima que informe um código de seis dígitos enviado via SMS, geralmente sob a justificativa de que um especialista em saúde entrará em contato posteriormente.

Os números, contudo, formam uma sequência de autenticação do WhatsApp, por meio da qual o criminoso rouba a conta da vítima na plataforma, fazendo-a perder sua lista de contatos e dados arquivados no serviço. Assim, o golpista tem acesso a amigos e parentes, entre outros conhecidos da vítima, além de suas conversas registradas, podendo contatá-los para falsas solicitações de dinheiro.

Ciente das práticas, o Ministério da Saúde já informou que não tem realizado pesquisa ou solicitado dados particulares por telefone.

Uma forma de melhor se prevenir contra crimes do tipo é ativar uma segunda etapa de segurança no WhatsApp, além de evitar compartilhar informações confidenciais, mesmo que para contatos frequentes e de confiança, por meios como o WhatsApp, telefone ou e-mail.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).