Você está em:
Postado há . Atualizado há

4 formas de utilizar os vídeos interativos nas empresas

É inegável o poder dos vídeos. E a pandemia veio para mostrar a sua força. Segundo informações divulgadas pelo Kantar Ibope Media, houve um aumento de 73% de usuários desse recurso no Brasil. No entanto, o engajamento ainda é um dos principais desafios.

É inegável o poder dos vídeos. E a pandemia veio para mostrar a sua força. Segundo informações divulgadas pelo Kantar Ibope Media, houve um aumento de 73% de usuários desse recurso no Brasil. No entanto, o engajamento ainda é um dos principais desafios. Algumas plataformas de streaming, como Youtube e Netflix, criaram a possibilidade de reprodução acelerada. Mas, ainda sim, existem altas taxas de abandono em conteúdos com mais de três minutos. Diante desse contexto, os vídeos interativos ganham destaque.

“Até pouco tempo atrás, o mundo consumia somente os vídeos tradicionais em uma forma linear, em que as opções não vão muito além de reproduzir, pausar, avançar e retroceder. Ou seja, o espectador é totalmente passivo na experiência. Já os vídeos interativos chegaram para transformar essa lógica de mercado ao colocar o usuário no papel de protagonista, que é capaz de escolher a maneira que deseja navegar pelo conteúdo. A iniciativa é boa para as empresas, que otimizam o engajamento e capturam dados do público-alvo, enquanto que o consumidor tem em mãos uma jornada dinâmica e atrativa”, diz Rodolfo Gomes, cofundador da PPT Go, scale up de tecnologia com foco em apresentações de alto impacto, sendo pioneira no Brasil em vídeos interativos.

Pensando em auxiliar as empresas a explorarem as inúmeras possibilidades dos vídeos interativos, o executivo lista as quatro principais formas de se utilizar a ferramenta. Confira:

Treinamentos: os vídeos interativos permitem a entrega de conteúdo como se o espectador estivesse presencialmente em sala de aula, respondendo a comandos, detalhando e se aprofundando no conteúdo específico ao qual os seus espectadores desejam saber mais, coletando dados em tempo real e direcionando-os de acordo com a resposta dada. Logo, tornam-se uma ótima alternativa de aprendizagem.

Comunicação Interna: seja para apresentar novidades, features de produtos ou mesmo resultados, as empresas têm utilizado os vídeos interativos para estabelecer uma relação mais próxima e alinhada com o ambiente organizacional interno.

Comunicação Externa: imagine apresentar as features do seu produto ou serviço, entregando a possibilidade do seu cliente consumir apenas a parte do vídeo que tem interesse? Esse é o poder do vídeo interativo. Navegação não linear, a favor da experiência do cliente. Inclusive, com a possibilidade de incluir checkout no próprio vídeo, sem interromper a experiência.

Mercado: com os vídeos interativos, é possível começar novas conversas, que podem ter início, inclusive, nas redes sociais por meio de um simples “arrasta para cima” ou “saiba mais. Em seguida, a ferramenta é responsável por dar continuidade a experiência do usuário no conteúdo da marca de maneira dinâmica. Dessa maneira, a sensação de interrupção da jornada é mínima para o cliente e a entrega do conteúdo torna-se inusitada e engajadora.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).