Você está em:
Postado há . Atualizado há

Pandemia traz nova realidade para os pais: trabalhar com os filhos em casa

Pesquisa indica que mais de 54% dos adultos querem continuar trabalhando de forma remota mesmo depois da pandemia

Trabalhar de casa e cuidar dos filhos é um dos maiores desafios encontrados pelos pais durante a pandemia. Com a suspensão das aulas presenciais e as crianças em casa o tempo todo, pais e filhos precisaram se reorganizar e encontrar formas de continuar lidando com as obrigações durante esse período.

Embora o desafio seja grande, uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton revelou que mais de 54 % dos adultos querem continuar com o trabalho remoto após a pandemia.

Experimentar esse formato trouxe novas perspectivas que antes não eram sequer cogitadas. Afinal, não enfrentar o trânsito todos os dias já seria um ponto bastante positivo para manter o trabalho remoto, já que poupa tempo e gera uma economia.

Enquanto o mundo virtual é atrativo para os adultos, as crianças enfrentam dificuldades em se adaptar a essa condição. Muitos pais têm relatado os desafios de manter os filhos focados e interessados no aprendizado pelo computador. Eles ainda sentem saudade do contato físico com os amigos e professores.

Dados fornecidos pelo guiadebemestar.com.br mostram que pais, na ânsia de fazerem com que os filhos se adaptem à nova realidade, têm procurado bem mais na internet por termos como "brincadeiras com os filhos" ou "brincadeiras online para crianças", por exemplo. Para os especialistas em educação do GBE, o bom relacionamento entre os pais e a escola é fundamental para manter as crianças motivadas para realização das atividades em casa. Esse diálogo precisa ser construído constantemente para encontrar alternativas e formas diferentes de tornar o conteúdo interessante.

Se essa já é uma realidade aceita enquanto os adultos enfrentam esses desafios e dividem o tempo com os filhos, imagine quando as escolas voltarem a funcionar de forma presencial e os pais não precisarem ser interrompidos enquanto trabalham em formato de home office. Mas enquanto essa realidade não chega, como se manter produtivo mesmo com as crianças em casa?

Reorganize a rotina

Planejamento é uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Portanto, trabalhar em casa também exige que a família se reorganize. Esse planejamento vai mudar de acordo com a realidade de cada lar. Os pais precisam entender qual a dinâmica e necessidades das suas crianças.

Ter horários estabelecidos para as atividades - desde a hora de acordar até a hora de ir para cama - vai trazer a organização que os adultos precisam para trabalhar de forma remota. E se tiver com quem dividir essa responsabilidade, como o marido ou a esposa, separe momentos para que ambos possam ter foco total no trabalho e manter a produtividade por um certo período.

Dependendo da idade dos filhos, é possível que eles já compreendam a nova dinâmica da casa. Portanto, fazer uma reunião em família para determinar a nova rotina pode ajudá-los nessa mudança.

Seja flexível

Embora rotina seja fundamental, flexibilidade também é uma habilidade importante nesse momento. Nem todos os dias a rotina vai sair como planejada e saber se adaptar a condições que saíram do controle é um ponto positivo para manter o bem-estar.

É importante ser flexível com os filhos e também um pouco mais permissível. Conversar com os filhos e fazer acordos é a melhor forma de achar um equilíbrio. Ouça e entenda as necessidades da criança. Crie ambientes da casa onde a bagunça é permitida, por exemplo.

Técnica pomodoro

É bem possível que os filhos peçam atenção de tempo em tempo. Uma técnica que pode funcionar é trabalhar no modo pomodoro. É importante explicar para a criança que naquele período de tempo o adulto precisa de concentração e que ela pode cooperar brincando sozinha, e que ao soar do alarme pais e filhos poderão brincar com juntos por alguns minutos.

Assim é possível trabalhar com foco por 40 minutos e ficar 20 com atenção total para criança. Dependendo da idade esse balanço pode ser diferente, os filhos podem precisar mais ou menos dos pais.

Para o sucesso do pomodoro, tanto a rotina bem estabelecida quanto a flexibilidade podem ajudar. A criança vai entendendo a nova dinâmica da casa e confiando que os pais estão ali para ela de tempo em tempo.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).