Você está em:
Postado há . Atualizado há

Habilidades do futuro são construídas hoje: como estar pronto?

Liderança e protagonismo na carreira é uma das principais competências observadas e valorizadas no mundo dos negócios

Em 2022, mais de um terço das competências (35%) que são consideradas importantes no mercado de trabalho atual já terão mudado, de acordo com o relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, sobre o Futuro do Trabalho (The Future of Jobs).

Você provavelmente já ouviu falar sobre a 4ª revolução Industrial, e o que ela já está trazendo para o universo do trabalho em todo o mundo. Essa nova fase é conhecida pela era da inteligência artificial, dos robôs, impressão 3D, da nanotecnologia e da internet das coisas.

Onde as vagas de emprego em empresas médias e grandes vêm encolhendo há mais de duas décadas, enquanto o trabalho em tempo parcial e impermanente tem aumentado. Onde as perspectivas de emprego de nossos jovens adultos ao redor do mundo são incertas, de fato.

De acordo com relatório de tendências divulgado recentemente pela Mckinsey:

  • 5% dos postos de trabalho deixarão de existir.
  • 1/3 das atividades serão automatizadas em pelo menos 60% dos postos de trabalho.
  • 65% das crianças que estão hoje no ensino fundamental estarão trabalhando em profissões que hoje não existem.

Tenho ouvido (e observado) de diversos especialistas da área de recrutamento e gestão de talentos (e observado): “As vagas formais vão diminuir, mas a demanda por trabalho humano, criativo e estratégico vai aumentar.”

Acredito que enxergar as oportunidades onde elas não estão escancaradas é um “músculo” que pode ser exercitado. Não fique esperando as coisas de bandeja ou caírem no seu colo.

Entre tantas dúvidas, uma coisa é certa: vamos precisar de novas habilidades. "Estudo após estudo mostra que, embora a tecnologia altere muitos papéis diretamente, ela também terá efeitos indiretos. À medida que a demanda por matemática, computação e análise de dados cresce, também cresce a necessidade de atributos humanos como criatividade, pensamento crítico, persuasão e negociação", escreve Bernadette Wightman, diretora executiva do BT Group.

Essa liderança e protagonismo na carreira, seja CLT, profissional liberal ou empreendedor(a) é uma das principais competências observadas e valorizadas no mundo dos negócios.

Hoje, nos encontramos na linha de partida do que certamente será uma maratona para transformar tanto o trabalho quanto o aprendizado, para transformar um ciclo destrutivo de desigualdade de renda em prosperidade com um novo tipo de treino: um circuito de treinamento de cinco zonas de pico de desempenho e 15 superhabilidades.

E com a nova realidade imposta no susto pelo nosso querido coronavírus essa transformação ganhou um botão de FAST FOWARD (avanço rápido). Muitos futurólogos como Isabela Stanizio, Rosa Alegria e Gerd Leonhard, afirmam que o cenário que o covid-19 acelerou cerca de 5 anos a nossa realidade em aspectos como a transformação digital, aumento disparado na importância do home office, além das competências e habilidades não técnicas (softskills) impressindíveis hoje.

Acredito que o profissional do futuro é aquele “beta forever” (em constante evolução), e que entenda profundamente por que faz o que faz.

Lista de Soft Skills

Abaixo está uma lista das habilidades sociais mais importantes que a maioria dos empregadores procura, divulgada pela Fórum Econômico Mundial. Desenvolver essas habilidades e enfatizá-las em seu perfil no LinkedIn, currículos, cartas de apresentação e entrevistas vai mostrar ao entrevistador que você já tem as competências que a empresa está procurando, e o ajudará a ser contratado.

  1. Solução de problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Gestão de pessoas
  5. Colaboração & Relacionamento interpessoal
  6. Inteligência emocional
  7. Análise & Tomada de decisão
  8. Foco no (resultados do) cliente
  9. Negociação
  10. Flexibilidade cognitiva

Uma imagem contendo captura de telaDescrição gerada automaticamente

Entretanto, acredito que podemos acrescentar mais algumas competências determinantes (e difíceis de encontrar e visualizar até no LinkedIn, de acordo com recrutadores de mercado) para a seleção de um profissional, seja ela/ele um funcionário ou prestador de serviços:

  • Liderança empática
  • Gestão de mudanças (change management)
  • Comunicação efetiva e empática
  • Inovação
  • Agilidade (metodologias ágeis)

Acredito que todas essas habilidades citadas acima (as do Fórum Econômico Mundial também) podem ser praticadas e/ou demonstradas em atitudes no LinkedIn: ao longo do perfil, em posts, artigos, stories e comentários.

Cultive uma compreensão profunda de si mesmo - não apenas quais são seus pontos fortes e fracos, mas também como você aprende, como você trabalha com os outros, quais são seus valores e onde você pode fazer a maior contribuição. Porque só quando você opera a partir de pontos fortes você pode alcançar a verdadeira excelência. - Peter Drucker

Muito se fala de profissional do futuro. Mas entendo que todos nascemos com um conjunto de habilidades e competências. Algumas são mais fortes do que outras. Várias delas podem ser aprimoradas, desenvolvidas.

O mais importante é saber que nunca é tarde para recomeçar uma nova jornada profissional e acreditar que é possível aprender mesmo estando “velho/velha” pelos olhos do mercado.

Acredite no seu potencial de ser humano – que nasceu para aprender e se desenvolver!

Dicas finais para estar a frente e se destacar

  • Atualize-se das tendências de futuro
  • Busque sua identidade social-profissional
  • Compartilhe experiências (produza conteúdo no LinkedIn, por exemplo)
  • Aprenda a usar 100% do potencial do LinkedIn
  • Seja mais de uma pessoa nessa mesma vida
  • Aprenda todos os dias!