Você está em:
Postado há . Atualizado há

Equipe alinhada com o propósito da empresa é garantia de sucesso para o negócio

A maioria das empresas sabe que, hoje, para ser referência no mercado é preciso se diferenciar da concorrência. Mas uma questão que vejo com frequência é a quantidade de empresários que ainda exploram pouco ou quase nada o marketing de suas empresas.

A maioria das empresas sabe que, hoje, para ser referência no mercado é preciso se diferenciar da concorrência. Mas uma questão que vejo com frequência é a quantidade de empresários que ainda exploram pouco ou quase nada o marketing de suas empresas.

As respostas costumam ser sempre as mesmas: a responsabilidade com funcionários, fornecedores e produtos é tanta que não sobra tempo nem disposição para cuidar da comunicação e do marketing do negócio. E é nesse momento que muitos empresários cometem o mesmo erro: contratam uma agência de marketing para resolver a situação.

A estratégia pode até surtir efeito num primeiro momento, mas eventualmente as coisas vão estagnar, sabe por quê? Porque além de você, essa agência possui diversos outros clientes e a chance de criar peças semelhantes para todos eles ao mesmo tempo é alta. Para qualquer empresa de marketing, faz mais sentido possuir uma cartela de clientes com o mesmo perfil do que ter clientes totalmente diferentes sendo que cada um deles quer se diferenciar a sua maneira. O que acontece? Sua empresa e diversos outros negócios ficam com a mesma cara, sem diferenciação nenhuma.

A melhor alternativa para evitar que essa situação aconteça é criar um departamento de marketing dentro da própria empresa – até porque é praticamente impossível realizar esse trabalho sozinho. Lá estarão pessoas que conhecem a marca, sua missão e valores assim como você. Toda grande empresa conseguiu crescer por causa de um fator em comum: escala. Isso significa ter na equipe pessoas capazes de desenvolver e executar o trabalho melhor e em um nível maior do que se o empreendedor tentasse fazer tudo sozinho.

O empreendedor de sucesso entende que para as coisas funcionarem é preciso delegar funções e para que isso aconteça é fundamental ter uma equipe competente e alinhada com os valores da empresa. E isso não vale apenas para o departamento de marketing, mas sim para todas as extensões do negócio, desde a recepcionista até o chefe de produção.

É como se o empreendedor fosse o capitão do navio e tivesse a missão de fazer sua mensagem chegar a todos os tripulantes. Mas isso só pode ser feito através de demonstrações práticas do propósito da empresa e do seu comprometimento com os funcionários. Afinal, trata-se de uma relação recíproca.

Conheça seu time, mas não de um jeito genérico, converse com eles. Pergunte o que pode melhorar no ambiente de trabalho e como a equipe gostaria de ser recompensada. Muitas empresas acreditam que a melhor motivação é o dinheiro, mas essa não é a regra: seu funcionário pode estar precisando de uma folga, por exemplo, ou de um reconhecimento mais simples, como chegar no trabalho e encontrar uma caixa de bombom ou um bilhete motivacional.

Essas pequenas ações têm um poder impressionante para incentivar a equipe e, com elas, os funcionários conseguem realmente se conectar com a empresa. Pense assim: da mesma forma que o cliente que não gosta da sua marca não vai comprar de você, como o funcionário que não acredita no que a marca propõe vai dar o melhor de si pela sua empresa? É a mesma lógica.

Muito se fala sobre como o ambiente externo influencia as vendas e, consequentemente, todo o desempenho do negócio. Mas muitas vezes o segredo para o sucesso empresarial está dentro da própria empresa – e com uma equipe preparada que conhece o negócio tão bem quanto você é possível ter muito mais do que funcionários que compõem esse ou aquele departamento, são pessoas que vão batalhar diariamente pelo que você criou.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).