Você está em:
Postado há . Atualizado há

Como a tecnologia pode ajudar o RH a recuperar um ambiente de trabalho

Quem nunca passou por estresse no trabalho, desanimo ou situações adversas e complicadas, que atire a primeira pedra. Infelizmente muitas empresas enfrentam problemas diários com seus colaboradores e têm dificuldades de manter um ambiente de trabalho saudável e de alto desempenho

Quem nunca passou por estresse no trabalho, desanimo ou situações adversas e complicadas, que atire a primeira pedra. Infelizmente muitas empresas enfrentam problemas diários com seus colaboradores e têm dificuldades de manter um ambiente de trabalho saudável e de alto desempenho. Esse é um dos maiores desafios que o departamento de recursos Humanos enfrenta em seu dia a dia – recuperar um ambiente de trabalho deteriorado e cheio de problemas.

Por isso, assim como em outros setores, o RH deve incorporar o auxílio da tecnologia em sua rotina para otimizar os processos e desenvolver ações realmente assertivas e rápidas, que tragam resultados positivos para a empresa como um todo.

Um sistema de gestão de pessoas vai auxiliar durante esse processo de desenvolvimento de colaboradores – além de ajudar desde o recrutamento de candidatos para uma seleção. O software certo vai fazer com que os processos relacionados à Gestão de Pessoas sejam de forma automatizada, integrada e baseadas em informações concretas que ajudarão a tomar as decisões corretas. Não é somente automatizar o RH, mas também obter resultados cada vez melhores a partir da análise de dados.

Em caso de melhorar o ambiente de trabalho, ter uma ferramenta que ajude a traçar o perfil comportamental do colaborador é fundamental. Um exemplo de software que auxilia nesse sentido é o Profiler, que ajuda a decifrar os comportamentos que as pessoas possuem sob estímulos, de acordo com suas características. Essas atitudes são vinculadas aos valores pessoais e influências do meio e relatam de forma única e diferente o comportamento de cada um.

A partir de um rápido teste, o RH tem informações do colaborador e sabe qual é sua melhor área de atuação, influência no ambiente de trabalho, forma de tomada de decisão, perfil predominante, adequação atual à função exercida, forma de atuação, entre tantas outras. Assim, pode-se tomar decisões assertivas, como mudar funções e atributos do colaborador, indicar à liderança o melhor trato com determinado funcionário, entre outras ações que aumentam a satisfação da equipe, explorando o maior potencial de cada indivíduo. Portanto, querido gestor, faça do uso da tecnologia, uma aliada.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).