Você está em:
Postado há . Atualizado há

Qual a importância da visão sistêmica de uma empresa?

Provavelmente você já ouviu falar sobre visão sistêmica, mas você sabe exatamente o que significa? O conceito remete a habilidade de deliberar considerando a conjuntura. Para ilustrar essa explicação, basta que você reflita sobre o trabalho de um

Provavelmente você já ouviu falar sobre visão sistêmica, mas você sabe exatamente o que significa? O conceito remete a habilidade de deliberar considerando a conjuntura. Para ilustrar essa explicação, basta que você reflita sobre o trabalho de um gestor, que é responsável por tomar decisões considerando todos os fatores desde colaboradores até o orçamento e metas globais da empresa. Responsabilidade não falta!

Para exercer tal tarefa de tamanha grandiosidade, o profissional deve avaliar o cenário de maneira ampla e ponderando os diversos elementos que influenciam seu funcionamento, incluindo fatores internos e externos. A gestão ou liderança deve usar seus conhecimentos, habilidades técnicas, inteligência, comunicação e poder de negociação de maneira positiva. Ter a capacidade de desfrutar de todos os recursos de uma organização e os relacionar da melhor maneira é trabalhar sistemicamente.

O profissional que compreende a empresa em que atua a partir de uma visão sistêmica, atinge resultados acima da média. Isso porque ele é capaz de identificar seu papel com clareza e desempenha suas atividades com eficácia e eficiência, agindo assertivamente para o alcance das metas estabelecidas para si e para o negócio. Continue lendo o texto para saber mais!

Como desenvolver a visão sistêmica

Veja abaixo algumas maneiras de desenvolver sua visão sistêmica para conquistar maiores resultados:

  • Conheça os departamentos: o primeiro passo para se desenvolver a visão sistêmica é conhecer a empresa em que você trabalha. Esse conhecimento não deve ficar restrito apenas ao produto ou serviço ofertado ou somente a uma área. É preciso ser curioso! Saber quais são os departamentos que formam a corporação, compreender quais são as principais tarefas e responsabilidades de cada um deles e quais são os principais processos que os colaboradores desempenham são requisitos básicos para ter visão sistêmica.

Esse tipo de sabedoria amplia sua maneira de pensar a respeito de outro setor. A partir desse momento, você irá pensar duas vezes antes de simplesmente cobrar algo ou pedir tarefas com prazos curtos de entrega. Além disso, poderá entender como pode contribuir para o dia a dia de colaboradores de outras áreas e como eles podem ajudar também. Para completar, todo esse processo ainda fortalece seus relacionamentos interpessoais e o seu networking.

  • Identifique o estado desejado: toda empresa possui metas e objetivos definidos sejam específicos das áreas ou gerais. Para saber como você pode impactar positivamente para conseguir essas conquistas, é preciso estar por dentro de quais são os desafios enfrentados e saber como utilizar os recursos disponíveis para definir os melhores caminhos a serem tomados.

Mais do que simplesmente saber quais são as metas é essencial compreendê-las em um grau em que você consiga refletir sobre elas e buscar por soluções mais práticas ou criativas. Ser parte do negócio como um todo é vestir a camisa!

  • Utilize o coaching: o método é um poderoso processo de aceleração de resultados e aumento de performance profissional, buscado pelas maiores referências organizacionais do mundo. É um processo empoderador!

Entenda como funciona o coaching

O coaching oferece técnicas e ferramentas voltadas para a gestão empresarial. Pautando-se nos mais modernos conceitos e práticas de estratégias organizacionais, o método potencializa as habilidades e capacidades de profissionais e empresas, promovendo mudanças significativas, positivas e duradouras.

Para os gestores, a metodologia traz conhecimentos necessários para conduzir a equipe com assertividade, desenvolvendo capacidade analítica e estimulando o espírito empreendedor para a busca de ideias e soluções criativas.

A formação Leader Coach Training (LCT) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente maneira de formar líderes e gestores de alto desempenho. Com uma programação de 20 horas e atividades pós treinamento, o curso leva os profissionais que participam dele para um nível mais alto de inteligência emocional; capacidade de gerenciar pessoas, atividades e tempo; habilidade em extrair mais produtividade da equipe; reter talentos; aumentar e sustentar bons índices de clima organizacional; dar e receber feedback; aperfeiçoar os canais de comunicação; entre outros conteúdos exclusivos e muito bem construídos. E ao final da formação, você terá dois prestigiosos certificados com reconhecimentos internacionais, o Behavioral Coaching Institute (BCI) e o Global Coaching Community (GCC).

Segundo José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC e master coach senior, “é o líder que incentiva, engaja e prepara a equipe para evoluir continuamente e ir sempre além, na busca de resultados efetivos e extraordinários para a organização.”.

Outra formação muito interessante é a Professional & Self Coaching (PSC), que é considerada a mais completa e moderna no País sobre o assunto. Com ela, você irá aprender as técnicas e as ferramentas mais inovadoras para se tornar um profissional de alta performance e até mesmo um coach, se desejar.

A base desse curso é a metodologia Self Coaching, desenvolvida por José Roberto Marques, e contempla 6 titulações: professional, leader, self coach, life coach, extensão universitária e analista comportamental.

Os conteúdos e as atividades práticas e teóricas são divididos em 180 horas que ensinam sobre a história do coaching; processos evolutivos e de identidade; princípios da psicologia positiva e da programação neurolinguística; código de ética; entre outros. As principais ferramentas da formação variam entre o teste de perfil comportamental, roda vida, rapport, campo relacional, patrocínio positivo; autofeedback, tríade do tempo, teste do perfil de personalidade, rota de ação, análise do campo de força, roda da inteligência emocional, auxiliares linguísticos e mais. Além de você exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, o método será um benefício também para quem convive a sua volta, afinal, você se tornará uma pessoa ainda mais empoderada.

Só de conhecer essas duas formações do IBC já é possível perceber a força que o coaching tem, não é mesmo? É uma forma de transformar sua vida positivamente em todos os âmbitos. Afinal, ninguém merece ficar levando energia negativa do trabalho para casa e vice-versa. Além disso, as mudanças poderão ser vistas em curto, médio e longo prazo. Com certeza, você sentirá os benefícios de investir na própria carreira e vida pessoal ao participar de um processo de coaching.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).