Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Dicas para não afastar um anjo investidor da sua startup

Veja as dicas que a Anjos do Brasil preparou para não afastar anjos investidores do seu negócio

É recorrente empreendedores pedirem dicas à Anjos do Brasil para saberem quais são os temas e características que atraem investidores para os projetos, mas na maioria das vezes, se esquecem de coisas básicas que podem definitivamente afastar - de vez - o investidor.

Cássio Spina, fundador da Anjos do Brasil e experiente avaliador de Pitchs, sempre cita alguns casos reais em suas palestras nos quais os empreendedores perdem a chance de conquistar de vez o anjo "O principal é chegar para a reunião com o investidor preparado e pronto para ser avaliado" afirma Cassio, mas ressalta " Tome cuidado para a confiança excessiva não passar por arrogância, aceitar críticas e saber ouvir é muito importante" confirma. É claro que nessa hora muita coisa está em jogo, desde a empatia entre as pessoas até o interesse natural pelo negócio, mas não há motivos para desesperar ou desistir, quanto mais experiências de apresentação ou argumentação melhor. Afinal, o empreendedor está num "processo de namoro" com o "prospect investidor" e isso os tornam peças fundamentais desse jogo.

Saiba quais são os alertas que a Anjos do Brasil revela para os empreendedores:

 1) Bater na porta errada é um erro

 Antes de buscar por um anjo investidor, saiba se o seu projeto está alinhado com o os interesses do investidor ou com os tipos de projetos que ele costuma investir. Se você souber onde "bater", aumentará suas chances de ser visto.

 2) A ideia não é o mais importante

 Ter uma boa ideia é fundamental, mas ela sozinha não sustenta o projeto. Evite os "achismos", investigue todas as possibilidades antes, sobre o mercado, necessidades e vontades do consumidor.

 3) Se as pessoas do time não se complementarem, não tem "jogo"

 É preciso ter um time complementar, não adianta ter uma equipe que sabe fazer mas não sabe vender. O Time é algo que o investidor presta muita atenção

 4) Ser arrogante ou não saber dialogar

 É importante dar abertura para ouvir e dialogar com o seu candidato a investidor. O empreendedor precisa ter carisma, porque ele avalia da seguinte maneira " se o empreendedor não conquista minimamente o investidor, como vai conquistar o cliente?". Agregar valor ao projeto com simpatia e humildade, pode ajudar nessa conquista.

 5) Plano de Negócio é diferente de Modelo de Negócio

 As vezes o empreendedor se preocupa tanto com as normas de padronização de um plano de negócio que se esquece de prever o modelo de negócio (que é como ele vai mostrar onde e como vai ganhar dinheiro com o plano). E isso desestimula MUITO o investidor!

 6) Não saber gerenciar seu tempo

 Não dê prazos que não vá cumprir! Saber cumprir prazos e dar previsões de entregas razoáveis demonstra que sua empresa é organizada e sabe onde quer chegar, e isso o investidor aprecia. 

 7) Não seja o "faz tudo"

 É importante definir claramente, logo no primeiro encontro, quem será o responsável pelo contato do grupo. Um grupo que não tem liderança, que eles não saberão quem procurar quando precisar de um contato, não interessa aos Anjos.

 8) Não tenha pressa

 Ficar ligando e cobrando uma resposta, não é a melhor maneira de conquista-lo. Estipule um prazo, uma data, para uma proposta e já pré-agende um próximo encontro. Assim, você mostrará maturidade e planejamento de suas ações.

 9) Não tenha medo do Pitch

 O Pitch nada mais é do que uma forma resumida e organizada de dizer coisas importantes sobre a sua empresa. Pense em como você diria isso da melhor maneira possível? Estude, treine e pratique. Há várias dicas no site da Anjos do Brasil e no livro "Investidor Anjo" sobre o assunto. 

 10) Não queira ser quem você não é

 Deu para perceber que "pessoas" é o fator mais importante para os anjos investidores, por isso, em nenhum momento queira conquista-los demonstrando uma coisa que você não é! Acredite em você mesmo que eles também acreditarão! É só isso que eles precisam perceber: vontade e verdade!


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).