Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Lições para se aprender com o maior administrador da história

Você sabe quem é esse administrador? Dica: ele também recebeu a maior promoção de todos os tempos

[As luzes diminuem e o apresentador toma seu lugar no palco, faz uma pausa estratégica e anuncia: “E o título de maior administrador da história vai para... José!”]

Se houvesse um evento para premiar o maior administrador de todos os tempos, creio que ele aconteceria assim, com José do Egito levando o prêmio. A história do jovem hebreu se encontra no livro de Gênesis e conta como ele administrou um país inteiro num tempo de crise.

 

  José tinha sido vendido como escravo e este fato condicionava tanto seu lugar na sociedade como a falta de um futuro. Porém diferentemente dos escravos comuns, ele sabia ler e era muito dedicado. Na época só os escribas sabiam ler e eles eram o símbolo de uma pessoa culta e importante. Porém aquele escravo sabia ler. E por isso, mais o fato de ser trabalhador, ele ganhou posição de destaque na casa onde servia. José ainda era escravo, mas tinha caído nas graças de seu senhor.

 

  Tempos depois José foi preso injustamente e sua condição social acabava de descer o último degrau: ele era um escravo presidiário, não tinha como ficar pior. Porém novamente sua inteligência e esforços levaram o jovem hebreu a ganhar destaque: não era grande coisa, ele continuava preso, mas mostrava que aonde quer que ele fosse se destacava.

 

  Alguns anos depois ele ganha a maior promoção de todos os tempos: de escravo ex-presidiário ele passa a Primeiro Ministro da potência mundial da época: o imponente Egito. Com o aviso divino de que uma crise viria daí a sete anos, José levanta um fundo de poupança e começa a economizar parte do que o país produziu durante aquele período. Quando chegou a predita fome, o Egito tinha alimentos tanto pra si como para vender para outros países. E por isso uma grande tragédia foi evitada.

 

  É claro que nós não vamos usar nossos sonhos para tomar decisões nas empresas onde trabalhamos, porém há outras lições que podemos aprender com José, lições que nos torna pessoas e funcionários melhores:

 

1)  Não venda sua integridade, seja ético. José nunca abandonou seu Deus e sua fé, sempre disse a verdade e agia com honestidade. Profissionais tão éticos assim são raridade hoje em dia e se você tem um caráter puro, pode ter certeza que ele te levará longe. Confiança não tem preço.

2)  Estude. Como eu disse, na época de José só os escribas sabiam ler, porém ele tinha aprendido a habilidade. Se o seu cargo não exige curso superior, faça um assim mesmo. Aprenda línguas e busque cursos que você sabe que te farão crescer na área em que trabalha. Mas tenha foco, é melhor fazer dois cursos que se completam do que mil aleatórios.

3)  Faça investimentos. As crises vêm, podemos não saber quando e qual será a sua abrangência, porém o melhor administrador é aquele que está preparado para as eventualidades.

4)  Não espere reconhecimento. Sim, você leu certo. José era humilde e tudo o que fazia, ele fazia dando o seu melhor. Pessoas assim não passam despercebidas. Portanto, trabalhe dando o melhor de si e não espere pelos aplausos, eles vêm ainda mais alto para as pessoas que trabalham por resultados e não por elogios.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).