Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

O código da liderança. Como escrever o seu?

"A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja a estratégia." Norman Schwarzkopf

A equipe do professor Dave Ulrich, da Universidade de Michigam, debruçou-se sobre o assunto, cujos resultados geraram o livro O Código da Liderança, que norteia este artigo. Segundo o estudo o Código da Liderança é estruturado em duas dimensões, a do tempo e da atenção, que se sustenta na força do líder individual, ou seja, na auto liderança. Isso porque os líderes eficazes conseguem pensar e agir tanto a curto, quanto a longo prazo. Eles planejam o futuro e definem o contexto em que a empresa e seu pessoal vencerão.

Note que há uma forte necessidade de uso da percepção projetiva e da capacidade de formular objetivos de forma assertiva, além de reunir as habilidades essenciais que envolvem formular planos e contingências, avaliar riscos, envolver as pessoas através da comunicação eficaz, engajá-las e treiná-las para seguirem rumo ao futuro, que é alcançado através da implementação das etapas.

Atenção é o foco. Os líderes eficazes sabem pensar e agir com focos estratégicos e isso significa dispersar o mínimo de energia, canalizando suas forças físicas e mentais na proporção exata que os permitem produzir mais gastando menos.

Considerando que a ética é um dos preceitos mais desejados pelas organizações, a liderança fundamentada em valores é essencial ao sucesso pessoal e empresarial. Com isso a Visão, Missão e Valores corporativos se fortalecem através das lideranças éticas.

O código da liderança é composto por cinco regras:

Prepare o Futuro - Liderança Estratégica: Visão organizacional de longo prazo. Significa ser capaz de imaginar e planejar o futuro para depois antecipá-lo com ações. Esses cenários devem ser construídos com a visão estratégica centrada no cliente. Desenvolva a visão estratégica em toda a organização de modo a criar a tensão criativa necessária à sua disseminação. Para isso é necessário saber se comunicar por meio de histórias sobre estratégia. Histórias são capazes de enriquecer a experiência das pessoas.

Faça Acontecer - Liderança proativa

Foco organizacional de curto prazo: Significa ser capaz de agir para fazer acontecer e implementar as mudanças necessárias. Nesta etapa o uso de um protocolo de decisão e importantíssimo. Demonstre os resultados, divulgue as conquistas, mas fale também das dificuldades para promover a solução. Forme equipes e atribua responsabilidades a elas, estabeleça metas e prazos. Garanta a competência técnica e comportamental da equipe, invista nas pessoas.

Engaje os Talentos - Liderança Gestora de Talentos

Foco nos Indivíduos no curto prazo:  Significa ser capaz de treinar os outros. Nesta fase o seu alcance deve ir além da sua equipe, avance para outras áreas em que a capacitação agregue valor ao seu trabalho. Comunique-se bem e auxilie os demais líderes a desenvolver a competência de suas equipes e obtenha sinergia e comprometimento interdepartamental.

Forme a Próxima Geração - Líder Desenvolvedor de Capital Humano

Foco nos Indivíduos no longo prazo: Significa ser capaz de delegar e conceder autonomia a seus auxiliares. Nesta etapa você deve gerenciar a carreira de cada membro da sua equipe, forjando sucessores. Mapeie as competências de sua força de trabalho. Incentive os outros na criação de suas marcas pessoais. Avalie os futuros talentos utilizando métricas confiáveis que contemplem o tripéHJR - Honestidade, Justiça e Respeito.

Invista em Você

Foco em sua preparação e capacitação – atualização constante: Significa que você é capaz de manter o foco para dentro e para fora. Esta etapa é a mais importante! As outras etapas somente se consolidarão se você possuir uma marca pessoal de liderança forte. Avalie, monitore e cuide de sua vida nas diversas dimensões que regem você, do físico e mental a seus projetos especiais (conheça seus níveis relacionais). Desenvolva, cultive e exercite a sua capacidade e agilidade intelectual. Fortaleça suas habilidades emocionais e aproveite bem o tempo que você possui para viver bem. O mais importante: Seja ético!


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).