Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Empresa familiar: como funciona?

Para uma boa gestão de uma empresa familiar, é importante acima de tudo saber separar profissional do pessoal.

A partir de um sonho, de um ideal ou da identificação de uma necessidade, o empreendedor toma a iniciativa de montar o seu negócio próprio. Com o passar do tempo e com o sucesso do negócio, chega o momento de profissionalizar a família para transformar uma empresa familiar em família empresária mudando seu modelo mental. Tudo isto para enfrentar os desafios que qualquer empresa possui, como o posicionamento de mercado, incluindo ainda a harmonia familiar e a qualidade de gestão.

Para uma boa gestão de uma empresa familiar, é importante acima de tudo saber separar profissional do pessoal. Trazer conflitos familiares para dentro da empresa ou vice e versa, com certeza vai desmotivar família e colaboradores, levando tudo ao fracasso.

Junto com os conflitos, é necessário que se saiba separar o dinheiro pessoal do corporativo, pois usar o dinheiro do caixa para saldar despesas pessoais vai, eventualmente, afetar os compromissos da empresa.

É preciso também tomar cuidado com a falta de qualificação profissional. Não é qualquer um que pode montar um negócio e fazer ele prosperar. É preciso muito estudo e conhecimento para competir no mercado. Contrate parentes e amigos que tem a competência necessária para o negócio, pois é melhor não contratar do que contratar e ter que demitir depois.

A sucessão é um tema extremamente delicado nas empresas familiares. Portanto o período certo para se começar o processo de sucessão é ontem, ou seja, o mais breve possível. Sentar com os sócios e criar um protocolo familiar, criando vários cenários, acompanhando as mudanças do mercado e avaliando quais os tipos de decisão tomar e o que deve ser feito, antes que a saída de um dos membros ocorra. Agir preventivamente é a chave. Um plano de sucessão deve ser criado desde o início.

Em suma, defina critérios para o relacionamento da empresa com a família, estabeleça regras para a remuneração e crie um sistema de preparo e inclusão dos herdeiros para que se tornem sócios.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).