Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Mentalidade empreendedora

A pergunta que mais se ouvia naquela época era: em que área você acha que devo abrir um negócio?

Eu gostaria de abrir um negócio, mas será que sou um empreendedor? Esta dúvida ou busca de conhecimento sobre si mesmo tem sido a principal motivação das pessoas que encontro nas aulas onde discuto a atitude empreendedora.

No final do século vinte, o principal recurso que um candidato a empreendedor buscava era o financeiro. Quando muito, ele se interessava por cursos que abrissem seus olhos para um nicho de mercado promissor.

A pergunta que mais se ouvia naquela época era: em que área você acha que devo abrir um negócio? A atitude e autoconhecimento de características pessoais para empreender eram irrelevantes naqueles tempos para quem estava ansioso para fazer mudanças na vida profissional.

Constatar esta mudança de expectativa nas pessoas é muito gratificante para quem atua na educação empreendedora há anos.

É uma mudança positiva, tendo em vista que a conduta pessoal do dono é um fator determinante no sucesso ou fracasso de um negócio.

Saber se tem uma mentalidade empreendedora pode encurtar o caminho para a consolidação da futura empresa ou mesmo evitar comprometer os recursos financeiros que muitas vezes foram conquistados com esforço pessoal ou a ajuda de pessoas queridas.

Mas afinal o que é uma mentalidade empreendedora? Trata-se de um mapa mental pelo qual as pessoas explicam e agem sobre a realidade visando construir e melhorar as condições de vida à sua volta.

São representações, símbolos e princípios que constroem um estilo de vida pragmático, inovador e que gera desenvolvimento socioeconômico. Veja se você compartilha destas premissas:

Amo tudo que faço: sou capaz de descobrir prazer nas minhas atividades profissionais.

Diferentemente de fazer apenas o que gosta, a pessoa empreendedora gosta de achar encantos, cria novos desafios para realizar com positividade suas atribuições.

E encontra sempre algo interessante nas mais diversas funções que desempenha no seu dia a dia.

Ofereço sempre mais do que é esperado. Sentir prazer em surpreender o outro por entregar algo a mais sem ser solicitado. Uma pessoa empreendedora não fica satisfeita em fazer apenas pelo salário que recebe. Gosta de se superar e ser recompensada pela satisfação do outro.

Assumo sempre a responsabilidade da ação. Isso significa a coragem de admitir a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso da empreitada. Pessoas empreendedoras geralmente se apropriam dos resultados e o atribuem a seu próprio esforço. Recusam-se a dar desculpas ou terceirizar a culpa por suas decisões.

Ouvir "não" nunca me faz desistir. É a capacidade de não se sentir rejeitado ao ouvir um não para suas ideias e ser capaz de transformar a negativa num desafio para continuar, melhor ainda se você aprende e modifica suas estratégicas a cada vez que escuta um não sobre seu projeto.

Existem muitos outros princípios, características e qualidades pessoais para compor uma mentalidade empreendedora. Mas podemos sintetizar em uma: a inquietude frente aos problemas que a vida nos impõe e desejo de solucioná-los.

Para ter sucesso como empreendedor é importante ter a capacidade de reconhecer que a vida é uma aprendizagem continua e que sempre é possível conhecer mais, principalmente sobre a si mesmo.                   


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).