Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Banco Central não está avaliando a possibilidade de subir juros já em 2013

Comitê estaria preocupado com o nível da atividade econômica, que ainda está longe do potencial visto pelo BC - que seria um crescimento de 3% a 3,5%

Fonte: InfoMoney

O Banco Central não deve subir o juros em 2013, é o que acredita uma fonte ouvida pelo jornal Estado de S.Paulo, em matéria desta terça-feira (19). De acordo com a pessoa ouvida pelo jornal, o Copom (Comitê de Política Monetária) "avalia que a inflação vá diminuir ao longo do ano", o que sugere a possibilidade de manutenção dos juros.

Além disso, o comitê estaria preocupado com o nível da atividade econômica, que ainda está longe do potencial visto pelo BC - que seria um crescimento de 3% a 3,5%. O Brasil deve apresentar um PIB (Produto Interno Bruto) referente ao ano de 2012 na casa de 1%, embora estimativas apontem para números ainda menores, que podem chegar aos 0,4%. 

Por enquanto, o plano do Banco Central planeja elevar os juros apenas em 2014. Para a fonte ouvida pelo Estado de S.Paulo, a taxa de juro real de equilíbrio estaria próximo de 4%, com inflação ao redor de 5,5% - o que faria com que fosse necessário ter uma alta de mais dois pontos percentuais na Selic, para 9,25%.

Por enquanto, o BC quer coordenar as expectativas do mercado, mantendo-se atento a inflação e agindo quando necessário para contar a alta dos preços, caso subam de forma excessiva. "É preciso distinguir entre a autoridade monetária dizer que está atenta e vai subir os juros quando for preciso, do que imaginar que a Selic já subirá em março e abril", destacou a fonte. 

A tranquilidade em relação à trajetória da inflação, porém, permite que os juros sejam elevados somente no próximo ano. Alexandre Tombini, presidente do BC, tem alertado que os "ciclos monetários não foram abolidos".


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).