Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

2013: saiba traçar a estratégia certa para sua empresa

O autor de diversos livros de empreendedorismo e criatividade ensina quatro passos simples para fazer a estratégia da sua empresa

A área de estratégia é muito utilizada por empresas para estabelecer objetivos e determinar a melhor forma de chegar a eles. O fim do ano costuma ser repleto de listas e planejamentos que, apesar de serem úteis, podem ser extensos demais, na opinião do autor de livros sobre empreendedorismo e criatividade, Fábio Zugman.

“Uma lição da estratégia é tornar o processo de decisão claro e rápido assim como a ação”, sugere Zugman. Ele conta que os passos são simples, mas empresários não se atentam a eles. Veja abaixo as lições para estruturar sua estratégia para 2013:

1. Priorize

“O melhor a fazer é criar uma lista com seus 10 principais objetivos”, inicia o autor. Em seguida, ordene todos por ordem de importância. Ao final da etapa, risque os oito que estão no fim. O motivo: “é comum termos vários planos e objetivos, mas quanto mais tentamos fazer ao mesmo tempo, menos avanços temos, mais nos confundimos e mais frustrados nos sentimos. Escolha uma ou duas coisas que realmente importam, e resolva as coisas de forma firme mas calma” recomenda Zugman.

2. Pague o preço

Tudo tem um preço. Se uma empresa quer se expandir, ao escolher um local para uma nova fábrica, tem que pagar o preço de estar naquele local. Se algo é realmente importante, você deve se preparar mentalmente, fisicamente e, de vez em quando, financeiramente, para pagar o preço.

“Muitas vezes sabemos o que queremos mudar, mas não queremos ou temos medo de pagar o preço. Toda mudança possui um custo, então vá em frente, pague logo de uma vez e siga com seus projetos de vida.” diz o autor.

3. Siga em frente

Nenhuma mudança é fácil. “É comum empreendedores e pessoas em mudanças de carreira acreditarem que, uma vez que alcançarem seus objetivos, tudo estará bem”, diz o autor. Isso não é verdade, pelo contrário: quanto mais nova a empresa, mais chances as coisas têm de sair errado e um novo emprego costuma ter suas dificuldades.

Até objetivos que parecem simples exigem uma mudança na rotina e um esforço por parte da pessoa. O importante é saber que, se você se decidiu por fazer algo, deve tentar fazer até o fim.

4. Adapte-se

Uma coisa é desistir porque algo é difícil, outra porque as circunstâncias mudaram. “Se você decidiu arrumar um novo emprego em 2013 porque seu chefe torna sua vida um inferno e um novo colega deixou as coisas mais suportáveis, talvez seja hora de rever seus objetivos”, exemplifica Fábio. Para isso, ele dá o que chama de sua “regra de ouro” da mudança: nunca desista por falta de esforço ou na primeira dificuldade, mas quando as circunstâncias mudam, você deve avaliar se está na hora de mudar seus planos.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).